Elon Musk disse na terça -feira que não gosta de tarifas altas ou imprevisíveis, mas qualquer decisão sobre o que lhes acontece “é inteiramente o presidente dos Estados Unidos”.
Falando durante a conferência da conferência da Primeira Conferência do Quarto no meio da incerteza econômica relacionada à tarifa, Musk disse que Tesla está em uma posição relativamente boa em comparação com outras montadoras dos EUA porque ele tem “cadeias de suprimentos localizadas” na América do Norte, Europa e China.
Musk afirmou que Tesla é “a montadora menos afetada em relação às tarifas, pelo menos na maioria dos aspectos”.
Leia mais:
A Tesla foi divulgada na terça -feira, preocupando os resultados trimestrais, incluindo uma queda de 20% na receita automotiva em comparação com o ano anterior e uma queda de 71% no lucro líquido. A empresa também disse que não fornecerá previsões para 2025, pelo menos até a atualização do segundo trimestre.
Embora Musk seja um dos conselheiros mais próximos do presidente Donald Trump, as tarifas são o único tema em que ele quebrou parcialmente com o governo. Recentemente, ele chamou Peter Navarro, o principal consultor comercial de Trump, “Idiot” e “Dumber than A Stone Bag”.
No entanto, na teleconferência de terça -feira, Musk disse: “Se algum país estiver fazendo algo predatório com tarifas” ou “Se um governo estiver oferecendo apoio financeiro extremo a um setor específico, você precisa fazer algo para contrabalançá -lo”.
O preço das ações da Tesla foi atingido desde que o presidente ventilou seu plano tarifário generalizado no início deste mês e, depois que os jornais já caíram 36% no primeiro trimestre, seu pior desempenho por qualquer período desde 2022.
Como a Tesla fabrica carros que vende no mercado doméstico nos EUA, a empresa não está sujeita a 25% de tarifa imposta por Trump em veículos importados. No entanto, a Tesla depende de materiais e insumos da China, México, Canadá e outros países para fabricar equipamentos, vidro automotivo, placas de circuito impresso, células de bateria e outros produtos.
Musk disse que oferece conselhos ao presidente sobre tarifas.
“Ele ouve meu conselho. Mas é claro, cabe a ele tomar sua decisão”, disse Musk. “Eu tenho comentar muitas vezes dizendo que acredito que as tarifas mais baixas geralmente são uma boa ideia”.
Ele acrescentou que é um defensor de “estruturas tarifárias previsíveis”, bem como “livre comércio e tarifas mais baixas”.
Musk afirmou que o negócio de energia da Tesla tem um impacto “desproporcional” nas tarifas, pois a empresa recebe células de bateria de fosfato de ferro e lítio – usadas em seus carros – da China.
“Estamos no processo de comissionamento de equipamentos para a fabricação local de células de bateria LFP nos EUA”, disse ele. Mas ele disse que a empresa só pode “atender a uma fração de nossa capacidade de instalação completa” com equipamentos locais.
“Também estamos trabalhando para garantir uma cadeia de suprimentos adicional com fornecedores de fora da China, mas levará tempo”, disse ele.
Musk chamou a Tesla de montadora “mais verticalmente integrada”, mas disse que ainda existem muitas peças e materiais que vêm de outros países. Embora ele tenha construído uma refinaria de lítio no Texas, “ainda não estamos plantando árvores de borracha nem minerando ferro”, disse ele.
____
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.