Apesar de enfrentar taxas mais altas do que Teslaa montadora chinesa de veículos elétricos Byd Ele vendeu carros mais puramente elétricos na Europa do que o rival americano pela primeira vez no mês passado – um “momento decisivo” para o mercado automotivo do continente, de acordo com um relatório da Jet Dynamics.
Os dados de novos registros de veículos mostram que o volume de vendas BYD na Europa cresceu 359% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado, à medida que a empresa avança em sua expansão global.
No mesmo período, a Tesla registrou mais uma queda mensal, com uma redução de 49% no volume total de vendas, de acordo com a JATO. O declínio ocorre após protestos contra o CEO Elon Musk e a empresa na região. Os dados de jato abrangem 28 países europeus.
Leia também:
A BMW processa BYD por concorrência desleal e violação da marca
Byd planeja dobrar vendas no exterior para 800 mil unidades em 2025
O sucesso de Byd na União Europeia ocorre apesar da imposição em outubro passado de tarifas punitivas nos veículos elétricos produzidos na China. A justificativa do bloco foi a prática do comércio injusto.
As taxas pareciam favorecer a Tesla, cujos veículos fabricados na China foram tributados em 7,8%, enquanto os que os receberam uma tarifa de 17%. Outras montadoras chinesas enfrentaram taxas de até 35%. A UE também aplica uma taxa padrão de 10% nas importações de carros.
Disputa emergente
Felipe Munoz, analista automotivo global da Jato, disse que a diferença entre as vendas de abril dos dois fabricantes é relativamente pequena, mas que as implicações para Byd superar a Tesla “são enormes”.
O jato acrescentou que o BYD também está superando as marcas européias tradicionais na região, como Fiat e Seat – o último, por exemplo, foi superado pela BYD na França.
“Este é um momento decisivo para o mercado automotivo europeu, especialmente se considerarmos que a Tesla liderou o segmento de trainee da bateria por anos, enquanto a BYD só iniciou suas operações fora da Noruega e da Holanda no final de 2022”, disse Munoz.
O crescimento da BYD ocorre mesmo antes do início da produção em sua nova fábrica na Hungria, que deve se tornar o Centro de Operações da Companhia na Europa.
“A Europa está se consolidando como o principal campo de batalha entre Byd e Tesla”, disse à CNBC Liz Lee, diretora associada da empresa de pesquisa em tecnologia de pesquisa de tecnologia. Ela acrescentou que a região deve registrar um crescimento mais rápido no mercado de veículos elétricos este ano que a China, que já tem alta penetração desse tipo de carro.
Segundo Lee, as taxas deram um novo impulso para montadoras chinesas como a BYD para localizar a produção dentro do continente. A Tesla também estaria desenvolvendo planos para expandir sua fábrica na Alemanha.
O relatório do Jet afirma que, embora as tarifas tenham um impacto inicial nas vendas de montadoras chinesas, essas empresas conseguiram mitigar os efeitos expandindo e diversificando sua linha de veículos na Europa, incluindo a introdução de híbridos plug-in.
“A China não é apenas líder mundial em veículos elétricos de bateria; suas montadoras também estão entre os líderes globais em veículos híbridos plug-in”, disse Munoz.
Carros elétricos A bateria funcionam exclusivamente com eletricidade, enquanto os híbridos combinam uma bateria elétrica com um motor de combustão interna. Estes últimos ainda não foram alvo das tarifas da UE.
Enquanto isso, a demanda no segmento de veículos elétricos da região cresceu. Os dados do jato mostram que os registros de veículos elétricos e os híbridos plug-in aumentaram 28% e 31%, respectivamente, apesar da queda nas vendas de veículos de motor de combustão.
Os registros de todos os veículos elétricos fabricados pelas montadoras chinesas cresceram 59% em abril na comparação anual, totalizando quase 15.300 unidades, segundo o relatório.
Antes da decisão tarifária da UE no ano passado, a consultoria de Rodium esperava aplicar taxas de até 55% para tornar o mercado europeu menos atraente para os exportadores de veículos elétricos chineses.
Em março, foi revelado que a Tesla, que vende apenas veículos elétricos de bateria, estava por trás do BYD em vendas anuais totais.
As ações da Tesla caíram mais de 10% no mesmo período em meio a críticas ao envolvimento de Elon Musk com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump. O CEO reafirmou recentemente seu compromisso de liderar a empresa pelos próximos cinco anos.
As ações da BYD subiram 3,9% na Bolsa de Valores de Hong Kong na sexta -feira e acumularam 78% no ano.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.