A BNDES Participações SA (Bndespar), subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovou um investimento de US $ 74,9 milhões (R $ 405,3 milhões) na Mobilidade Aérea de Eve, uma empresa controlada por Embraer que desenvolve um modelo de EvtolVeículo de decolagem elétrica e aterrissagem vertical. A aeronave será fabricada em Taubaté, no Vale do Paraíba (SP).
Esta é a segunda operação de renda variável da Bndespar, destinada à economia e inovação verde.
Os fundos serão aplicados através da assinatura do BDRS (recibos de depósito brasileiro), certificados emitidos no Brasil e apoiados nas ações ordinárias da Eva negociadas nos Estados Unidos.
A oferta privada será liderada pelo BndesPar e, após sua conclusão, a empresa planeja disponibilizar BDRs para negociação no B3, com a liquidez diária garantida por um fabricante de mercado.
Para o presidente da BNDES, Aloizio Mercadante, a contribuição reforça o papel do banco na transição para o transporte mais sustentável.
“O apoio de Bndes é um passo estratégico para colocar o Brasil na vanguarda da mobilidade aérea sustentável. Sob a orientação do presidente Lula, reafirmamos o compromisso do governo com o desenvolvimento econômico, os empregos qualificados e a liderança do país na transição para um transporte mais limpo e mais claro.
O CEO da EVE, Johann Bordais, destacou o impacto do investimento na trajetória da empresa.
“Essa captação de recursos representa um marco importante em nossa trajetória, contribuindo para nossa visão e aumentando nossa missão de transformar a mobilidade urbana. Estamos orgulhosos de poder contar com a participação da BNDES e valorizamos profundamente o compromisso contínuo de Ember com Eve e nosso programa”.
Segundo o BNDES, o objetivo é reforçar a estrutura de capital e as atividades de pesquisa e desenvolvimento financeiras de Eve previstas no plano de negócios.
O EVTOL da empresa incorpora propulsão elétrica, sistemas autônomos e conectividade e está sendo projetado para transportar cinco pessoas (quatro passageiros e um piloto) com uma autonomia de 100 km, cobrindo rotas urbanas como conexões entre centros comerciais, bairros residenciais e centros de transporte.
Além do desenvolvimento do protótipo, o EVE trabalha em um software que possui gerenciamento de tráfego aéreo urbano, projetado para otimizar operações e garantir a segurança no ecossistema de mobilidade aérea.
A fábrica em Taubaté será dedicada à produção comercial do modelo após a certificação de tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings