A Tesla está sob investigação federal nos Estados Unidos por possíveis problemas de segurança em seu sistema de direção semiautônoma, chamado FSD (Full Self-Driving).
Relatos feitos à Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA) por meios de comunicação, proprietários de veículos e outras fontes indicam que, em 44 situações diferentes, motoristas de Tesla que usaram o FSD afirmaram que o sistema os levou a ultrapassar o sinal vermelho, invadir a pista em sentido contrário ou cometer outras infrações que terminaram em acidentes — em alguns casos, com pessoas feridas.
Dimensão da investigação e foco da análise
Em comunicado publicado no site da agência nesta quinta-feira (9), a NHTSA informou que a investigação abrange “todos os veículos Tesla equipados com FSD (Supervisionado) ou FSD (Beta)”, totalizando cerca de 2.882.566 carros elétricos da empresa.
Mesmo com o FSD ativado, os carros da Tesla exigem que o motorista esteja atento e pronto para frear ou assumir o volante a qualquer momento.
Leia mais:
Novo Nordisk adquire Akero Therapeutics por até US$ 5,2 bilhões
OpenAI expande ChatGPT mais acessível para mais 16 países na Ásia
O Escritório de Investigação de Defeitos da NHTSA abriu uma Avaliação Preliminar para “analisar se houve aviso prévio suficiente ou tempo adequado para o motorista reagir a comportamentos inesperados” do FSD da Tesla, ou “supervisionar com segurança a tarefa de direção automatizada”, entre outros pontos.
A avaliação analisará também “os avisos dados ao condutor sobre o comportamento iminente do sistema; o tempo disponível para o condutor reagir; a capacidade do FSD para identificar, informar o condutor e responder adequadamente aos sinais de trânsito; e a capacidade do FSD para reconhecer e reagir a faixas e sinais de trânsito em sentido contrário”.
Posicionamento e expectativas da Tesla sobre o FSD
Tesla não respondeu a um pedido de comentário sobre a nova investigação federal. Esta semana, a empresa lançou a versão 14.1 do FSD para os clientes.
Há anos que o CEO da Tesla, Elon Musk, promete aos investidores que um dia a empresa será capaz de transformar os atuais carros elétricos em robotáxis, capazes de gerar renda para seus proprietários enquanto dormem ou estão de férias, com uma simples atualização de software.
Isso ainda não aconteceu, e a Tesla já alertou os proprietários que as próximas atualizações exigirão não apenas novo software, mas também alterações de hardware nos veículos.
A Tesla está testando um serviço de carona chamado Robotaxi no Texas e em outros lugares, mas ainda tem motoristas de segurança ou manobristas a bordo que assumem o controle quando necessário ou dirigem os veículos manualmente.
Em Fevereiro deste ano, Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump, reduziram o pessoal da NHTSA como parte de um esforço maior para racionalizar o sector público, o que prejudicou a capacidade da agência de investigar a segurança dos veículos e regular os carros autónomos, de acordo com um relatório do The Washington Post.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.