O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSs) suspendeu cautelosamente o contrato com a operadora financeira Crefisa. Anunciado na quinta -feira (21), a decisão foi motivada por repetidas queixas de aposentados e aposentados que recebem seus benefícios do Seguro Social através da empresa.
Por ser uma medida de precaução, a suspensão se aplica a novos pagamentos de benefícios, pois o instituto considera “necessário para interromper irregularidades e salvaguardar o interesse público até a conclusão definitiva dos processos de investigação”.
De acordo com o INSS, entre as reclamações mais frequentemente submetidas ao ombudsman do Instituto, na plataforma Fala.br, ProCons e até à Brasilian Bar Association (OAB), há evidências de que Crefisa não apenas dificulta ou impede a retirada completa dos valores recebidos, mas também pratica coerção para a abertura da abertura e das vendas casadas.
Leia também: O INSS suspende o Banco Agibank como um pagador da folha de benefícios para irregularidades
Em uma declaração, o Instituto também aponta para evidências da falta de estrutura adequada nas agências Crefisa, manifesta -se em extensas filas de clientes, falta de caixas eletrônicos e inadequação do espaço físico. Entre as “irregularidades” mencionadas também inclui a dificuldade dos beneficiários nos processos de portabilidade e a falta de informações claras.
“O INSS não tolera práticas que causam danos ou desconforto aos beneficiários, especialmente aqueles em situações socialmente vulneráveis”, diz o instituto. “A transparência e a segurança no atendimento são princípios não naturais no relacionamento com o segurado. O Instituto reitera seu compromisso de supervisionar e exigir que todas as instituições bancárias parceiras prestem serviços à qualidade e respeito que aposentados, aposentados e outros beneficiários merecem”.
O Agência Brasil contatou, para e-mailcom o aviso do operador financeiro e está aguardando uma demonstração.
Folha
Desde janeiro de 2010, cumprindo a determinação do Tribunal Federal de Auditoria (TCU), o INSS realiza, o leilão de sua folha de pagamento de benefícios. A cada cinco anos, um novo leilão é mantido e os benefícios concedidos são transferidos para o banco vencedor na micrreirgia correspondente.
Na face -a sessão de negociação de face -face realizada em 22 de outubro de 2024, Crefisa apresentou a melhor proposta, vencendo 23 outras instituições bancárias na disputa para levar mais de 25 dos 26 lotes disponíveis para o pagamento de novos benefícios, de janeiro/2025 a dezembro/2029.
De acordo com o INSS, as instituições selecionadas e contratadas por meio de processos de licitação devem seguir regularmente os padrões de qualidade e contas de serviços regularmente, e podem ser violados e outros requisitos resultam em multas e até na suspensão da instituição financeira contratada. Na ordem de decisão publicada hoje, em Diário oficial da Uniãoe assinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller, O INSS ressalta que o operador financeiro não cumpriu as cláusulas de contratos de serviço.
Em uma declaração, a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) classificou como “correto” a suspensão preventiva de Crefisa, pelos INSs.
“Muitos problemas seriam evitados se, por esses lances e competições, fossem solicitados certificados negativos das agências de proteção ao consumidor ou diretamente ao Senacon, o sistema usado para o registro de reclamações e o MJSP”.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings