A família Dubrule, fundadora da Tok & Stok, removeu a oferta pública voluntária da MOBY (OPA), disse a empresa na noite de segunda -feira em um documento divulgado ao mercado. Como resultado, a disputa para o controle do grupo de móveis e decorações pode ter chegado ao fim – embora o Dubrule diga na carta de oferta que agora procurará mudar o gerenciamento atual da empresa.
No início de março, recuperar as participações (de Ghislaine e Regis Dubrule) e Paul Marie Dubrule haviam oferecido US $ 0,68 por ação da empresa para fazer a OPA, 51% abaixo dos papéis de Malby (que recentemente mudaram seu nome para Toky) no dia anterior à oferta. Dependendo da adesão dos acionistas, o capital da empresa poderia ou não poder ser fechado.
Toky rejeitou a proposta desde o início e começou a articular para os outros acionistas recusá -la também. Recentemente, os gerentes da empresa puderam se organizar para manter uma cláusula estatutária cuja retirada seria essencial para o suprimento feito pelo Dubrule. Ela era uma das condições comerciais. Os outros foram a aquisição de pelo menos 51% dos documentos e a aprovação da transação pelos credores.
Leia também:
Justiça suspende a decisão que impediu a compra do Banco Master por BRB
TOTVS anuncia que retomará as negociações para a aquisição da Linx
A previsão era que o acordo seria fechado em 15 de maio. Sem alternativa para perceber a proposta que eles fizeram, o dubrule tirou a mesa da tabela.
“Dado o valor exorbitante que as ofertas (a família Dubrule) teriam que pagar aos acionistas … a decisão de revogar a oferta foi feita”, o Dubrule escrito na carta enviada a Toky.
“Offerers point out that although the reckless measures adopted by Mobly’s administrators to ensure the frustration of the supply have reached the purposes of them, this behavior reinforced the need to seek alternatives to ensure (i) the viability of the company’s operational continuity, and (ii) the immediate replacement of the company’s current administration, otherwise Mobly walked to the situation of irremediable insolvency – that may respond personally, before shareholders and creditors, the Administradores que conduziram campanha inescrupulosa contra a oferta.
A luta vem de muito tempo. A família vendeu 60% da Tok & Stok To Carlyle Fund por US $ 700 milhões em 2012. Com altas expectativas de crescimento, o acordo não deu certo – e Carlyle (agora nas mãos do gerente SPX) vendeu sua participação para se mover no ano passado, condicionado a um acordo com os credores.
Com isso, foi criado o maior grupo de decorações da América Latina, com receitas brutas estimadas em R $ 1,6 bilhão. O Dubrule, no entanto, que tinha pouco antes de administrar o acordo, se opôs à transação. Macy disse que apenas a caixa de arremesso e a Tok & Stok perderia seu design e assinatura exclusiva de decoração.
Embora a receita líquida de Toky tenha melhorado no ano passado, fechando em R $ 811 milhões, com um aumento de 49,7% em relação ao ano anterior, a empresa teve uma perda de R $ 169 milhões (quase o dobro de 2023). As ações da empresa são citadas em R $ 0,98, com uma queda de 37,58% no ano.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings