O Ministro da Saúde, Alexandre Padilhadesistiu de viajar para os Estados Unidos para participar da reunião do Conselho de Administração da Organização da Saúde Pan -Americana (PAHO)programado para o final do mês. A decisão ocorreu após uma declaração da missão dos EUA para a ONU restringir sua circulação no território dos EUA, pois, de acordo com o governo brasileiro, Viola o acordo da sede das Nações Unidas e prejudica o direito do Brasil de enviar propostas no fórum de saúde pública mais importante nas Américas.
O visto concedido a Padilhã só permitiu o Hotel e a sede da ONU em Nova York, bem como instalações médicas em caso de emergência. Portanto, o ministro escolheu permanecer no Brasil, onde acompanha o voto da medida provisória do programa Agora existem especialistasprioridade da sua administração. “Isso não é uma medida contra mim, mas contra o que o Brasil representa na luta contra o negacionismo”, disse Padilha.
O episódio ocorre em meio à articulação brasileira para consolidar uma rede de produção de vacinas da América Latina, com a participação de Argentina e Méxicodestinado a reduzir custos, gerar renda e expandir a autonomia da região.
Leia mais:
EUA concedem visto de padilh com restrições de circulação, e o ministro não deve ir para a ONU
A padilha de restrição de Trump é semelhante à imposta ao ministro do Irã; Prazo dificulta o apelo
A carta aos ministros das tintas
Na carta enviada aos ministros da saúde dos países membros de Paho, Padilha classificou as restrições impostas como “Arbitrário e autoritário”Afirmando que eles violam o direito internacional e tentam limitar o desempenho do Brasil em organismos multilaterais.
“O efeito imediato das restrições impostas a mim é impedir a participação plena do Brasil nas Nações Unidas com sede nos Estados Unidos, enquanto temos a presidência pró-Tempore de Mercosur e BRICS e presidimos a Coalizão G20 em Saúde”, escreveu ele.
Padilha também lembrou que o Brasil é reconhecido em todo o mundo pelos avanços na saúde pública – do acesso universal ao anti -retroviral a campanhas de vacinação em massa – e defendeu o Susque completa 35 anos. Ele também apontou que a medida dos EUA faz negociações com laboratórios e instituições de pesquisa interessadas em investir no país.
O ministro afirmou que o governo brasileiro “Não vai renunciar à sua soberania” e criticou as tentativas de enfraquecer o Paho e quem. No texto, ele até evocou a história pessoal: lembrou que seu pai morava nos EUA durante a ditadura militar brasileira e enfatizou que confia no espírito democrático da sociedade americana, apesar do “obscurantismo e negacionismo que se pairam no país hoje”.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings