Durante uma visita à sede da Interpol na segunda -feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a nomeação do brasileiro Valdecy Urquiza como secretário -geral da Organização Internacional de Polícia Penal. Urquiza foi escolhido para o cargo em novembro de 2024, tornando -se o primeiro representante de um país em desenvolvimento a comandar a Interpol em seus 100 anos de existência.
“É uma fonte de grande orgulho recebido por outro brasileiro que atingiu a posição mais alta da organização”, disse Lula. “A eleição de Valdecy Urquiza é o reconhecimento do papel proeminente do Brasil no combate ao crime transnacional”.
Em seu discurso, Lula destacou os desafios impostos ao crime organizado, que, segundo ele, é cada vez mais sofisticado e articulado internacionalmente, impulsionado pela conectividade digital. “O crime organizado se tornou uma questão global”, disse ele. “Está evoluindo a uma velocidade sem precedentes, exigindo ações multilaterais, urgentes e coordenadas”.
Leia também:
Lula critica a redução do apoio a países mais pobres e cobra mais recursos para economizar oceanos
O presidente também assinou uma declaração de intenção com a Interpol que expande a cooperação internacional. Entre os compromissos assumidos está: reforce a luta contra o crime organizado, desmontar as redes transnacionais, apoiar a modernização tecnológica e institucional dos órgãos de segurança pública no Brasil e na América Latina e promover a proteção de grupos vulneráveis e direitos humanos.
Lula mencionou uma série de ações já adotadas pelo governo brasileiro, como a expansão da rede de adidance da polícia federal, que agora tem 34 postos em todos os continentes e presença em todos os países da América do Sul.
Leia também:
“O papel do presidente é abrir a porta”, diz Lula na França após uma projeção de US $ 100 bilhões em investimentos
Ele também destacou a criação do Centro de Cooperação Internacional da Amazônia, que reúne funcionários de segurança de nove países, e uma plataforma permanente na fronteira tripla com a Argentina e o Paraguai para combater crimes como tráfico de drogas, armas, pessoas e crimes financeiros.
“Fortalecer a segurança pública também significa proteger a natureza”, disse ele. Ele também reforçou seu compromisso com o desmatamento ilegal zero até 2030 e lembrou que, até 2023, o governo apreendeu mais de US $ 250 milhões em mercadorias vinculadas a crimes ambientais e tornaram cerca de US $ 60 milhões em equipamentos utilizados em mineração ilegal.
“Para combater o crime de maneira eficaz, é necessário sufocar seus mecanismos de financiamento, especialmente a lavagem de dinheiro”, disse Lula, enfatizando que “nenhum país será capaz de cumprir o crime transnacional”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings