Com a renúncia do agora vice-vice-ministro federal e ex-ministro de Comunicações, Juscelino FIHO, na terça-feira (8), motivado pela queixa do Gabinete do Procurador Geral (PGR) por corrupção, o vice-vice-Júnior (Union-MA) deixará a casa após um mandato de dois meses.
Ivan assumiu o cargo em 1º de janeiro após o vice-vice-Dr. Benjamin (Union-Ma), que era a suplente de Juscelino desde que assumiu o Ministério das Comunicações, sendo jurado como prefeito de Açailânia, no interior de Maranhão.
Nas eleições de 2022, Ivan teve 6.647 votos (0,18% dos votos válidos), que é sua estréia na política. Juscelino, por sua vez, foi o quarto candidato mais votado no estado, com 142.219 votos (3,84% dos votos válidos).
Ele assumiu o vice de Juscelino alguns meses depois de enfrentar outra derrota eleitoral. Ele solicitou o cargo de vereador em São Luís e ganhou 1.967 votos (0,34% dos votos válidos). Com o resultado, ele não obteve uma das 31 vagas da capital da capital de Maranhão e, como em Brasília, tornou -se alternativa.
Antes de assumir seu mandato na casa, Ivan era advogado e cuidando. Sua base eleitoral fica em São Luís, onde ele presidiu a Associação Comunitária Itaqui Bacanga (ACIB), uma ONG da comunidade e a União dos Stivators entre 2017 e 2020.
Nas redes sociais, Ivan se apresenta opondo -se ao prefeito da capital, Eduardo Braide (Somos) e aliado dos políticos tradicionais do Estado, como o governador Carlos Brandão (PSB), o ministro do esporte André Fufuca (PP) e o ex -ministro das comunicações. Depois que o suplente assumiu a vaga, Juscelino postou uma foto ao lado dele e desejou “sucesso na nova missão”.
Na curta estadia na casa, Ivan apresentou três contas. O primeiro procura reduzir o dia de trabalho para um máximo de oito horas por dia e 40 horas por semana, o segundo evitando taxas adicionais em ingressos de meio bilhete e o último pretendia aumentar as penalidades por crimes envolvendo pornografia infantil e outros crimes sexuais contra menores.
As três propostas estão aguardando um pedido do prefeito, Hugo Motta (republicanos-PB), para processar a casa.
Juscelino renunciou na terça -feira, 8, depois que o PGR o relatou de um relatório da polícia federal (PF), onde foi indiciado por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Em um comunicado, sua defesa diz que o ex -ministro é inocente.
A queixa de PGR foi baseada em uma série de relatórios do Estadão que, desde o início do governo Lula, revelou irregularidades que envolvem o custo de seu próprio benefício com os recursos secretos do orçamento.
O Ministério das Comunicações faz parte da cota do Banco do Brasil da União na Câmara. Com a saída, os nomes estão sendo estudados pelo acrônimo para substituir Juscelino. O nome provável para ocupar a posição é o do líder do partido da Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA).
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings