As exportações brasileiras para os Estados Unidos recuaram 20,3% em setembroDe acordo com os dados divulgados na segunda -feira (6) por Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O resultado reflete o segundo mês de impacto do Tarifa imposta pelo governo de Donald Trumpque elevou as taxas em vários produtos brasileiros em 50%.
Mesmo com a queda nas vendas para o mercado dos EUA, o crescimento das exportações para outros destinos garantidos Registro histórico em vendas estrangeiras no Brasil.
Em setembro, o país exportou US $ 2,58 bilhões Para os Estados Unidos, antes US $ 3,23 bilhões no mesmo mês de 2024. Na direção oposta, o As importações de produtos americanos aumentaram 14,3%passando de US $ 3,8 bilhões para US $ 4,35 bilhões.
Leia mais:
Exportações e importações do recorde de quebras do Brasil e dirigem comércio exterior
Trump diz que começou a fazer negócios com Lula: ‘Nós nos conhecemos e gostamos um do outro’
O balanço comercial tem um excedente de US $ 2,99 bilhões em setembro
Déficit comercial com os EUA atinge um nível mais alto do ano
Com o aumento das importações e a queda das exportações, o balança comercial com os Estados Unidos Foi negativo em US $ 1,77 bilhão Em setembro – o nono déficit consecutivo e o Maior registrado em 2025.
No acumulado do ano, o Brasil exportou US $ 29,21 bilhões Para o mercado dos EUA, um Luz 0,6% queda comparado aos nove primeiros meses de 2024. As importações adicionadas US $ 34,31 bilhõesalto 11,8%expandindo o déficit comercial para US $ 5,1 bilhões Este ano.
No mesmo período de 2024, o déficit foi US $ 1,3 bilhão. O equilíbrio negativo é considerado desfavorável para o Brasil e positivo para os Estados Unidosque aumentaram as exportações para o país após a adoção de tarifas.
Ásia e América do Sul aumentam as exportações brasileiras
A retração nas vendas para os EUA foi compensada por forte crescimento das exportações para os mercados asiáticos e sul -americanos. O destaque foi Cingapuracom alto 133,1% (US $ 500 milhões), seguido de Índiaque registrou um aumento em 124,1% (US $ 400 milhões).
Outros avanços expressivos ocorreram em Bangladesh (+80,6%), Filipinas (+60,4%) e China (+14,9%), que comprou US $ 1,1 bilhão Mais em produtos brasileiros.
Em Ámérica do SulAs vendas cresceram 29,3%dirigido por Argentinacom alto 24,9% nas exportações. Vendas para União Europeia teve uma expansão mais moderada, de 2%.
Minfra
Registro nas exportações, mesmo com déficit pontual
Em setembro, o Brasil exportou US $ 30,54 bilhõeso maior quantidade já registrada para o mêsrepresentando o crescimento de 7,2% comparado a setembro de 2024. Apesar do avanço, o Superavit de equilíbrio retido 41,1%totalizando US $ 2,99 bilhõesdevido a Compra de um US $ 2,4 bilhões em Cingapuraoperação que levantou as importações pontualmente.
Mesmo com o impacto da tarifa de Trump, o desempenho das exportações brasileiras em outros mercados consolida o país como Um dos principais players globais no comércio exteriorsustentado pelo seu diversificação de parceiros e produtos.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings