O mercado imobiliário da China está a enviar novos sinais de alerta à medida que a crise imobiliária entra no seu quinto ano, com o excesso de existências a arrastar para baixo os preços das casas.
As vendas dos 100 maiores desenvolvedores despencaram 36% em termos de valor em novembro em relação ao ano anterior, apesar de uma melhoria modesta em relação ao declínio de 42% de outubro, de acordo com dados da China Real Estate Information Corp.. Nos primeiros 11 meses do ano, as vendas de casas diminuíram 19% em relação ao ano anterior.
“A piora dos dados imobiliários foi real e preocupante”, afirmou Hui Shaneconomista-chefe da China Goldman Sachssugerindo que a probabilidade de outra rodada de medidas de estímulo habitacional aumentou.
Separadamente, o órgão de pesquisa da indústria Academia de Índices da China disse que os preços das segundas casas em 100 cidades chinesas caíram 7,95% em novembro, atribuindo o declínio cada vez maior ao alto volume de listagens e ao fraco sentimento dos compradores de casas.
O Morgan Stanley estima que as vendas médias dos 25 maiores promotores caíram 42% em Novembro, sendo provável que esta desaceleração se prolongue até à Primavera do próximo ano.
O objetivo de Pequim de “travar o declínio do mercado imobiliário”, anunciado em setembro do ano passado, parece “cada vez mais irrealista”, disse ele. William Wuanalista imobiliário na Mercado de Capitais Daiwacitando “turbulência renovada” no setor em meio à aceleração da queda dos preços da habitação e ao “ressurgimento de padrões alto perfil.”
Saiba mais:
Apenas 5% das empresas imobiliárias alcançaram os seus objetivos de IA; Veja por quê
A desaceleração do mercado imobiliário da China parece muito pior do que o esperado, diz S&P
Apoio governamental?
A recente decisão do gigante imobiliário China Vanke buscar a aprovação dos detentores de títulos para um adiamento de 1 ano em seus títulos em terracom vencimento em 15 de dezembro, gerou novos temores sobre a liquidez no setor.
O Vankeanteriormente considerado um dos desenvolvedores mais saudáveis da China, conseguiu evitar riscos de padrão graças ao apoio financeiro do seu acionista estatal endinheirado (com bolsos fundos), Metrô de Shenzhen. O Shenzhen disse que solicitaria garantias para promessas de cerca de 20 bilhões yuan em empréstimos não garantidos para Vankeabalando os credores e fazendo com que os preços dos títulos atingissem mínimos históricos.
A medida surpresa “reflete uma crise de liquidez que provavelmente terminará numa reestruturação abrangente”, disse ele. Cathy Luanalista de crédito na Polvoacrescentando que uma onda mais ampla de extensões ou padrões após o adiamento Vanke continua improvável.
“A crise imobiliária eliminou (eliminado) [incorporadoras com] balanços fracos”, observou Luacrescentando que é improvável que o governo lance um amplo plano de resgate para conter o declínio Vankemas sim focar em “reestruturar” a sua dívida e garantir a entrega das casas.
A agência de classificação de risco S&P Global na última sexta-feira rebaixou as classificações de crédito de emissão de longo prazo da empresa Vanke para “CCC-”, devido ao alto risco de uma “reestruturação difícil (reestruturação em dificuldades)” no desenvolvedor sitiado (em apuros) nos próximos seis meses.
Os títulos da empresa ampliaram as perdas na terça-feira, com vários títulos em yuan caindo mais de 20%, desencadeando uma suspensão de negociação por Bolsa de Valores de Shenzhen.
Em Maio do ano passado, as autoridades chinesas forneceram 300 mil milhões yuan às instituições financeiras para emprestarem a empresas estatais locais para que pudessem comprar apartamentos não vendidos que já tinham sido construídos.
Este montante não parece ter sido suficientemente grande para tirar significativamente o sector da sua recessão (queda), com excesso de estoque em circulação (excesso de estoque) continua a ser um obstáculo fundamental à recuperação dos preços da habitação.
O número de estoques concluídos e não vendidos era de cerca de 762 milhões de metros quadrados no final de agosto de 2025, um aumento em relação aos 753 milhões de metros quadrados no final de dezembro de 2024, de acordo com o S&P Global. A agência espera a redução dos estoques (desestocagem de estoque) continua a ser uma prioridade política.
Se as medidas políticas se tornarem eficazes no sentido de restringir a oferta de terrenos aos promotores, o que reduziria o stock de apartamentos, os preços das casas poderão atingir o fundo do poço (fundo) no primeiro semestre de 2027, de acordo com o Unidade de Inteligência Economista.
O índice de giro de estoque (índice de giro de estoque), na China diminuiu cinco meses em relação ao seu pico de 25,9 meses em abril de 2025. Um ciclo mais curto de rotação de stocks sinaliza uma estabilização dos preços.
Ao ritmo actual, poderá demorar mais um ano e meio para que a liberação encurtar para 12 a 18 meses – uma faixa relativamente saudável para os padrões históricos, disse a empresa de pesquisa.
Vários economistas esperam que as autoridades chinesas liberem medidas incrementais de flexibilização da política para conter o declínio (queda) num setor que há muito é um importante motor da sua economia.
A queda dos preços e a redução nas vendas de propriedades sobrecarregaram ainda mais os incorporadores com falta de dinheiro (sem dinheiro), levando os bancos a listar mais propriedades recuperadas no mercado — “este é precisamente o tipo de ‘laço de opinião negativo’ que os legisladores precisam cortar”, alertou Shande Goldman Sachs.
Pequim pode considerar um “subsídio às taxas de juros” que reduziria o custo das hipotecas para os compradores de casas sem prejudicar os bancos, estabilizaria os preços das casas e “ganharia tempo para uma recuperação gradual impulsionada pela procura”, de acordo com o relatório. Morgan Stanley.
O banco de Wall Street estima que um corte de 1 ponto percentual nos custos hipotecários no segundo trimestre de 2026 poderia impulsionar as vendas de casas novas e ajudar a aliviar as pressões deflacionárias no próximo ano, com os preços provavelmente atingindo o fundo (chão) em cidades de nível superior.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.