As exportações do Japão registraram crescimento bem acima do esperado em outubro, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (20), apoiadas por um aumento significativo nos embarques para o continente asiático e Europa.
As vendas externas aumentaram 3,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, superando facilmente a estimativa de 1,1% dos economistas consultados pela Reuters. Apesar disso, o ritmo ficou ligeiramente abaixo do aumento de 4,2% observado em setembro.
Os envios para a Ásia aumentaram 4,2%, enquanto os envios para a Europa Ocidental aumentaram 8,8%. Esses resultados compensaram a queda de 2,7% nos embarques para a América do Norte, refletindo uma redução de 3,1% nas mercadorias destinadas aos Estados Unidos.
Leia mais:
Icomex: Dados confirmam que tarifas no curto prazo não comprometeram as exportações brasileiras
Holanda suspende intervenção na Nexperia chinesa e permite exportação de chips; medida causa alívio na indústria automotiva
Entre os itens exportados, os automóveis – principal produto japonês enviado ao mercado americano em valor – tiveram queda de 7,5%, menos intensa que a redução de 24,2% registrada no mês anterior.
Os dados surgem em meio ao aumento da tensão entre Tóquio e Pequim, após os comentários do primeiro-ministro Sanae Takaichi sobre Taiwan. O impacto desta disputa poderá aparecer nos números do próximo mês.
Em nota, da última quarta-feira (19), o Asia Group informou que a China continental suspendeu as importações de frutos do mar japoneses. A análise também mencionou postagens nas redes sociais mostrando lojas de marcas japonesas em Xangai e Pequim fechando “voluntariamente” por alguns dias, citando “motivos conhecidos por todos”.
As importações do Japão aumentaram 0,7%, contrariando a projeção da Reuters de uma queda de 0,7%.
Um resultado mais forte nas exportações representa um alívio para a economia japonesa, que perdeu força no terceiro trimestre. O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu 0,4% face ao período anterior, com as exportações líquidas a contribuírem negativamente em 0,2 pontos percentuais.
Também nesta quinta-feira, o país divulgou dados de inflação ao consumidor. A taxa global permaneceu acima da meta de 2% do Banco do Japão pelo 43º mês consecutivo.
O Nikkei 225 avançou após a divulgação dos indicadores. O iene – que inicialmente caiu 2,38% – recuperou parte das perdas e foi negociado a 157,39 por dólar.
A ministra das Finanças, Satsuki Katayama, indicou a possibilidade de intervenção cambial, dizendo estar “alarmada com movimentos recentes, repentinos e unilaterais” no mercado, segundo a Reuters.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.