Antes de chegar às lojas, cinco modelos de carros precisava mudar nome. Mesmo com todo o planejamento, algumas equipes de marketing tiveram que se adaptar às pressas ao se depararem com barreiras inusitadas. Na verdade, na tentativa de construir identidade, despertar desejo e fazer com que um automóvel se destaque num mercado competitivo, algumas marcas têm-se deparado com: imprevistos legais, culturais ou mesmo de saúde.
Veja cinco abaixo carros que mudaram de nome e as razões por trás dessas decisões:
1. Porsche 911
Lançado em 1963, o clássico Porsche 911 quase se chamava 901. Segundo montadoraporém, a Peugeot barrou o nome, pois já havia registrado todas as combinações com três números e um zero no meio — como 206, 408 e 901. Por isso, a Porsche precisou fazer a alteração antes do lançamento. E o resto é história: o 911 tornou-se num dos automóveis desportivos mais emblemáticos do mundo.
Leia mais: Gigante chinesa aposta em frota própria de navios para trazer carros ao Brasil
2. Tatá Tiago
A Tata da Índia enfrentou um problema incomum. No lançamento de seu hatch subcompacto, a ideia era que o carro se chamasse ‘Zica‘, afirma o O Guardião. Porém, o nome soava como vírus Zika, o que preocupou em 2016, quando estreou. Portanto, para evitar associações negativas, a marca realizou um concurso e escolheu o novo nome: Thiago.
3. Tesla Modelo 3
Ainda em 2016, Elon Musk eu queria os carros Tesla formam a palavra “SEXY”: Model S, Model E, Model X e Model Y. Porém, logo descobriu que a Ford já detinha os direitos do nome Model E. Para superar o impasse, Tesla mudou a letra para um número. Assim nasceu o Model 3, mantendo o visual estilizado da letra E.
Leia mais: Você sabe de onde vêm os nomes dos carros? Descubra as origens de 4 modelos
4. Alfa Romeo Júnior
No caso de Alfa Romeolançado em 2024o Reuters informou que o plano era nomear o SUV compacto ‘Milão‘, em homenagem à cidade onde a marca nasceu. No entanto, o governo italiano alegou que o carro foi produzido na Polónia e não em Itália, tornando-se assim um impedimento. Sob pressão, a montadora mudou o nome para Júniorresgatando um nome histórico da empresa.
“Embora acreditemos que o nome ‘Milano’ cumpria todos os requisitos legais, tomámos a decisão de alterá-lo para ‘Junior’ para facilitar as relações com o governo italiano”, explicou Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo.
5. GWM Ora 03
Em 2023, o GWM Ora 03 chegou ao mercado europeu como Ora Funky Cat, nome que pode ser traduzido como “gato legal”. Depois, a marca adotou a nomenclatura numérica global e rebatizou o modelo para Ora 03, como no Brasil. Entre todos os carros da lista, foi o único vendido com os dois nomes.
De modo geral, essas histórias mostram que, por mais planejado que seja um lançamento, o inesperado sempre pode aparecer. Além disso, as mudanças de nome demonstram como a criatividade e a agilidade protegem a imagem de uma marca e transformam possíveis crises em oportunidades. No final, é isto que torna estes casos exemplos tão marcantes de carros quem mudou nome.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos