Você já se perguntou onde nomes de alguns dos modelos de carros? Em muitos casos, as montadoras escolhem palavras que refletem força, liberdade ou velocidade.
Segundo O aldeão da Flóridahá histórias surpreendentes por trás de nomes como Jeep, Ford Bronco, Chevrolet Camaro e Volkswagen Golf.
Leia também: Alfa Romeo toma decisão polêmica sobre lançamento de carros elétricos
Compreender a origem dessas escolhas ajuda você a perceber que cada veículo carrega um pedaço da história e da cultura automotiva. Confira abaixo os 4 significados e origens dos nomes de carros:
1. Jipe
Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos dependiam de veículos robustos produzidos por marcas como Ford e Willys-Overland Motors. Esses carros eram chamados de “GPs”, abreviatura de “General Purpose”.
Leia também: Você compraria um carro elétrico? Veja o que dizem 75% dos brasileiros
Com o tempo, o som da sigla se transformou em “jipe”, apelido que acabou se tornando tão popular que a Willys decidiu adotá-lo oficialmente ao lançar a versão civil do veículo.
Nasceu assim uma das marcas mais emblemáticas do mundo automóvel, símbolo de aventura e robustez.
2. Bronco
Quando o Ford Bronco foi lançado em 1966, a intenção da marca era competir com os jipes e veículos off-road que dominavam o mercado.
Nos bastidores, o modelo quase ganhou outro nome: GOAT, sigla para “Go Over All Terrain”, em referência à sua capacidade de enfrentar diversos tipos de solo.
Leia também: Os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2025
A ideia de chamá-lo de “Wrangler” também foi cogitada, mas acabou descartada. No final, o nome “Bronco”foi escolhido para acompanhar o sucesso do Mustang, outro modelo da Ford lançado no mesmo ano.
Surpreendentemente, o Mustang não foi inspirado no cavalo selvagem, mas sim no avião de combate P-51 Mustang, símbolo de potência e velocidade. Ainda assim, a onda de Carros pônei na década de 1960 ajudou a consolidar o sucesso do “Bronco” no mercado.
3. Camaro
Em meados da década de 1960, a Chevrolet buscava um nome marcante para seu novo esportivo, criado para enfrentar o Ford Mustang nas pistas e nas ruas.
O resultado foi o Camarotermo que, segundo a lenda, tem origem no francês e significa “companheiro”.
Leia também: Carros elétricos no Brasil: crescimento de 85% em 2024 não é suficiente para consolidar o mercado
Quando o carro foi apresentado, os executivos da Chevrolet brincaram que o Camaro era um “predador que gostava de caçar Mustangs”, reforçando a rivalidade entre as duas montadoras.
A verdade é que o nome foi escolhido porque soa bem, começa com a letra “C”, como outros modelos da marca e enquadra-se na personalidade do veículo.
4. Golfe
Diferentemente dos modelos americanos, a Volkswagen costuma batizar seus carros com nomes relacionados a fenômenos naturais.
O Golf, lançado na década de 1970, não foi inspirado no desporto com o mesmo nome, mas sim na Corrente do Golfo, que influencia o clima da Europa.
Leia também: De olho no mercado europeu, Xiaomi planeja showrooms para lançar carros elétricos no continente em 2027
A tradição se repete em outros modelos da marca, como o Passat, que remete aos ventos alísios, o Jetta, associado às correntes de jato, o Polo, aos ventos polares, e o Scirocco, aos ventos quentes do Mediterrâneo.
Apesar disso, o Golf GTI acabou incorporando elementos visuais ligados ao esporte, como o câmbio em formato de bola de golfe e o tradicional tecido xadrez nos bancos.
Leia também: Os 50 carros mais vendidos no Brasil em outubro; veja quem lidera
Atrás de cada um nome automotivo há uma história de criatividade e estratégia, algumas marcas buscam traduzir força e liberdade, outras preferem referências técnicas ou naturais.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos