O Uva brasileira foi o fruta que sofreu os maiores impactos com o tarifas impostas pelos Estados Unidosele disse Isabela Ferraz, Analista de inteligência de mercado do Cepeaem entrevista com Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBC.
Ela afirmou que “para Exportadores e produtores brasileirosfoi um dos momentos mais desafiadores da última décadaporque desde Agostoquando as tarifas foram impostas, isso Sobretaxa de 50% sobre uvas brasileiras causou um verdadeiro choque de competitividade e, em poucas semanas, o Mercado norte-americanoque foi um destino importante para algumas variedades patenteadasestá praticamente fechado.”
O especialista explicou como o setor reagiu à crise: “Apesar da perda do mercado norte-americanoo setor mostrou-se bastante resistente e consegui redirecionar parte da carga para outros destinospara que o o volume total de exportações cresceu cerca de 50%embora o receita caiu 22%mostrando que o quantidade vendida aumentoumas a preços mais baixos e com margens mais apertadas”.
Leia mais:
Magda Chambriard defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas e diz que Ibama fez ‘exigências gravíssimas’
A indústria automotiva não estava preparada para outra crise de semicondutores
De acordo com Isabela Ferraz, mercados alternativos absorveram parte da produção, apesar dos desafios. “O Argentina provou ser um grande surpresaabsorvente mais de 50% do volume total exportado no trimestre e se tornando o destino principalmas também tivemos aumento das vendas para o Reino Unido e Holandaque seguem como porta de entrada para o mercado europeu. Nestes países, no entanto, a receita caiu entre 6% e 21%e alguns Mercados latino-americanos ganhou espaço, mas com menor valor agregado.”
A análise aponta mudanças nos investimentos e na produção para o próximo ciclo. “Para 2026esperado menos euforia e mais estratégiafocando em diversificar mercados, fortalecer parcerias comerciais tanto em mercados interno e externo, estimular o consumo interno e investir mais em variedades consolidadasuma vez que o anterior aumento das superfícies vitivinícolas se destinava principalmente a variedades patenteadas que conheceu o gosto de Consumidor norte-americano“, disse ele.
Sobre papel do governo ao redirecionar o excedente, ela mencionou possíveis limitações. “Pelo que conversamos com produtores e exportadores, o programas de compra de excedentes ficou um pouco no papel, porque ainda há incerteza sobre quem seria responsável pela compra e distribuição. Por enquanto, todos tratamentos de redirecionamento veio principalmente de exportadores própriosque procuraram novos mercados.”
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos