O CEO da Salesforce, Marc Benioffpediu desculpas nesta sexta-feira (17) por ter feito comentários em apoio à possibilidade do presidente Donald Trump enviar tropas federais para São Franciscoa cidade onde está localizada a sede da empresa.
“Depois de ouvir atentamente os meus colegas em São Francisco e as nossas autoridades locais, e depois do maior e mais seguro Dreamforce da nossa história, não acredito que a Guarda Nacional seja necessária para lidar com a segurança em São Francisco.”, escreveu Benioff em um post no X (anteriormente Twitter).
Recentemente, a administração Trump enviou a Guarda Nacional para Portland, Oregon e Chicagouma medida que causou protestos, ações judiciais e prisões de cidadãos e imigrantes sem representação legal.
Na semana passada, o O jornal New York Times publicou um relatório no qual Benioff afirmou aceitar a presença de tropas em São Francisco. O Força dos sonhosConferência anual da Salesforce, aconteceu no centro da cidade entre terça e quinta desta semana.
“Não temos policiais suficientes. Se eles podem atuar como policiais, eu sou totalmente a favor”, declarou Benioff ao jornal.
Leia também:
Salesforce investirá US$ 15 bilhões em incubadora de IA em São Francisco
Salesforce adiciona chamadas de voz ao software de atendimento ao cliente Agentforce AI
As declarações geraram forte reação entre políticos e líderes locais. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, e autoridades de São Francisco divulgaram declarações e realizaram conferências de imprensa dizendo que as tropas federais não são bem-vindas e que as taxas de criminalidade estão a diminuir.
O investidor Ron Conway, conhecido por financiar startups como Google, Airbnb e Stripe, renunciou ao cargo no conselho da Salesforce Foundation na quinta-feira. De acordo com o New York Times, Conway afirmou num email a Benioff que os seus “valores já não estavam alinhados”.
Democrata histórico, Conway foi membro do grupo VCs for Kamala e doou cerca de US$ 500 mil para dois fundos vinculados à campanha presidencial de Kamala Harris em 2024. Benioff, embora já tenha contribuído para candidatos de ambos os partidos, apoia os democratas nas disputas presidenciais, incluindo Barack Obama, Hillary Clinton e Kamala Harris.
O investidor David Sacks, o atual “czar da IA e das criptomoedas”, disse após a notícia de Conway que Benioff poderia se juntar aos republicanos. Na última terça-feira (14), Sacks, amigo de longa data e associado de Elon Musk, foi entrevistado por Benioff no palco Dreamforce.
“Caro Marc Benioff, se os democratas não querem você, ficaremos felizes em recebê-lo em nossa equipe. A cultura do cancelamento acabou, somos o partido da inclusão”, escreveu Sacks no X.
Após o comentário inicial de Benioff ao Times, ele pareceu voltar atrás em seus comentários, escrevendo no X que a segurança é “em primeiro lugar e acima de tudo responsabilidade dos líderes de nossas cidades e estados”. No entanto, a esta altura, Musk e outras figuras de direita já tinham aproveitado os seus comentários originais, ampliando-os para o seu público.
Musk, criticado pelo uso de drogas, descreveu o centro de São Francisco como um “apocalipse zumbi das drogas”, enquanto Trump chamou a cidade de “um caos” e sugeriu o envio da Guarda Nacional.
“Meu comentário anterior foi motivado por muita cautela em relação ao evento e peço desculpas sinceramente pela preocupação que causei”, escreveu Benioff em um novo post. “Acredito firmemente que a nossa cidade avança ainda mais quando trabalhamos juntos num espírito de parceria.”
As críticas também vieram de Garry Tan, CEO da incubadora de startups Y Combinator, que escreveu no X: “Não precisamos da Guarda Nacional”, embora tenha aproveitado a postagem para criticar autoridades locais e juízes considerados excessivamente tolerantes.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos