O Embraer anunciou neste domingo (6) a venda de Quatro aeronaves com vários sinais C-390 Millennium para o governo de SuéciaEm um acordo que marca um novo avanço do fabricante brasileiro no setor de defesa europeu. O contrato também fornece Sete opções de compra adicionaisque abre caminho para futuras aquisições por outras nações da região.
O pedido faz parte de um Programa de Aquisição Conjunta Europeia com Holanda e Áustriaretornou para expandir a interoperabilidade e compartilhar treinamento e suporte técnico entre as forças aéreas parceiras. A cerimônia de assinatura ocorreu no Base aérea de Uppsalacom a presença do ministro da Defesa Sueca, Pål Jonsone o CEO da Embraer Defense & Security, Bosco da Costa Junioralém de representantes de países que já operam o modelo – como Brasil, Portugal, Hungria e República tcheco.
“Com o C-390 Millennium, aumentaremos nossa eficiência operacional e interoperabilidade com nossos parceiros europeus”, disse Jonson. O Bosco Da Costa Junior afirmou que a entrada da Suécia “reforça a reputação da aeronave como o novo padrão de transporte tático na Europa e na OTAN”.
O acordo consolida o avanço de C-390 No continente: desde 2024, Holanda e Áustria ordenou nove unidades juntos, e o Suécia Torna -se o mais novo membro da OTAN a adotar o modelo. O Ministério da Defesa holandês classificou a parceria como “um ativo estratégico para fortalecer a segurança européia”.
O jato militar brasileiro ganha força na Europa
O C-390 Millennium É considerado o principal produto de defesa da Embraer e uma das aeronaves de transporte militar mais modernas do mundo. A aeronave é capaz de transportar 26 toneladas de carga útilpara alcançar 470 nós de velocidade e operar em pistas não pagascomo solo espancado ou cascalho.
Com operação em operação em 2019 pela Força Aérea Brasileirao modelo se juntou à frota de Portugal em 2023 e de Hungria em 2024acumulando a Taxa de disponibilidade de 93% e 99% de sucesso em missões.
Na configuração KC-390A aeronave também atua como um navio -tanque, realizando reabastecimento de ar duplo – Tanto como fornecedor quanto de receptor de combustível.
Recompra de título e nova emissão
Além do contrato com a Suécia, Embraer informou o Resultados iniciais da sua recompra de títulos corporativos e o Lançamento de uma nova emissão de US $ 1 bilhão em notas internacionais com maturidade em 2038 e taxa de juros de 5,4% ao ano.
De acordo com um comunicado ao mercado, a empresa aceitou recompra sobre US $ 600 milhões em artigos emitidos pela subsidiária Finanças da Holanda da Bumerser US $ 134 milhões dos 2028 e US $ 466 milhões 2030.
Os títulos recomprados serão substituídos pelas novas notas de 2038, em operação estruturada pelo Morgan Stanley & Co. LLC. O assentamento está agendado para 7 de outubroe o valor total a ser pago inclui Prêmio antecipado de participação de US $ 50 a US $ 1.000 do valor principal.
A operação faz parte da estratégia de Gerenciamento de responsabilidade gerente) da empresa, que procura esticar o perfil da dívida e reduzir os custos financeirosSegundo a empresa.
Expansão global
Os dois movimentos reforçam o Presença global de Embraer em segmentos estratégicos – o defesa e o financeiro. O contrato sueco posiciona o C-390 como um padrão europeu de interoperabilidade entre os países da OTAN, enquanto os sinais de recompra de dívida sinalizavam Saúde financeira e planejamento de longo prazo.
Listado nas sacolas Nova York (NYSE: ERJ) e São Paulo (B3: ERT3)A Embraer mantém um portfólio diversificado que vai da aviação comercial para o executivo e a defesa. No segmento militar, o C-390 já é o principal vetor de crescimento e diplomacia industrial no Brasil.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings