Um documento apresentado à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) mostra que Enrique Lewandowski, filho do Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e dois outros advogados se reuniram em dezembro passado com o então presidente da agência, como promotores de uma entidade investigada por fraude em Retidas.
Procurado, Enrique disse que era uma reunião de trabalho e que se destacou da entidade depois que a polícia federal desencadeou a operação sem desconto em abril deste ano.
O PF está subordinado à pasta comandada pelo pai do advogado. O Ministério da Justiça afirmou que não há necessidade de falar sobre conflito de interesses porque a PF e o controlador geral da União (CGU) determinaram as suspeitas “com o rigor mais absoluto, sem salvar qualquer instituição envolvida”.
A ata da reunião mostra que os advogados expressaram aos líderes do INSS que o Centro de Estudo dos Benefícios de Aposentados e Pensionistas (CEBAP) “gostaria de abordar” para estabelecer “colaboração mútua entre as partes”.
A reunião ocorreu em 20 de dezembro de 2024, na sede da Superintendência do INSS em São Paulo. Na época, o Tribunal Federal de Auditoria (TCU) acusou a agência de conter os desvios detectados em auditorias. O objetivo da abordagem era “melhorar não apenas os procedimentos relacionados a acordos de cooperação técnica, como as formas de controle da legalidade e regularidade da agência”.
Saber mais:
Enrique fazia parte de uma equipe composta por Igor Tamasauskas e Marcello de Camargo Teixeira Panella. Tamasauskas disse ao relatório que, durante o período em que foi o promotor de Cebap, havia “muito trabalho”, especialmente com a elaboração de cartas para responder aos pedidos de esclarecimento. Panella se recusou a comentar.
MODELO. De acordo com o inquérito da operação sem desconto, o CEBAP faz parte de um grupo, com outras duas entidades, cujo modelo de negócios era o desconto de pagamento aos aposentados. Juntos, os três teriam levantado R $ 456 milhões com essas dívidas em 2024. De maio de 2023 a janeiro de 2025, o CEBAP aumentou, sozinho, R $ 148,6 milhões.
O portal de metrópoles já havia relatado a existência de um contrato da Enrique com o CEBAP. Agora, a ata de uma reunião, assinada pelos advogados, traz informações sobre as negociações feitas em nome da entidade com o INSS. O relator da CPI, vice-alfredo Gaspar (União Brasil-Al), disse a Estadão que a relação de associações, por meio de escritórios de advocacia, com o INSS é um dos focos da Comissão.
Os três advogados, desacompanhados por representantes do CEBAP, foram recebidos por Stefanutto e Virgílio de Oliveira FIHO, então o Procurador Geral do INSS. A reunião não aparece nas agendas públicas dos servidores. Ambos foram disparados após a operação de PF.
Na época, o CEBAP já era alvo de CGU e TCU. O INSS estava sob pressão do tribunal, que determinou medidas para conter os descontos depois que a auditoria declarou que parte deles não estava autorizada. O processo na TCU foi a agenda da reunião.
A ata relatou que “na percepção dos advogados”, os líderes do INSS não se sentiam “confortáveis com algumas das recomendações da TCU” porque acreditavam que eram difíceis de implementar e poderiam “representar dificuldades nas entidades privadas e aposentadas”.
Os advogados disseram a Stefanutto, de acordo com a ata, que o CEBAP estava adotando diretrizes aprovadas pela agência, mas consideraram que alguns pontos não eram “viáveis”, como a obrigação de registrar todos os aposentados associados.
Soluções
Para Estadão, Enrique disse que a reunião foi uma reunião de trabalho, marcada por estradas oficiais, e que ele e os outros advogados foram contratados para trabalhar em sua aplicação da lei. “O INSS identificou um problema e nosso cliente teve problemas. Fomos conversar para encontrar soluções sobre como uma empresa poderia se encaixar em um novo normativo”.
O Ministério da Justiça negou qualquer desempenho Enrique na pasta. “Não houve desempenho do escritório (na pasta). Não havia nada que pudesse comprometer a autonomia do ministério. Por ser um contrato estritamente privado, não há como falar sobre conflito de interesses”.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings