O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na segunda -feira (15) que o governo federal suspende as transferências de todas as emendas parlamentares nas quais o Controlador da União (CGU) apontou “indicações de crimes”.
Dino também determinou que a polícia federal seria notificada das conclusões da CGU para abrir novas pesquisas ou investigações complementares.
Por ordem do ministro, o Controlador Geral da União analisou a aplicação de emendas individuais a dez municípios em 2024 e apontou falhas em nove delas. Somente São Paulo (SP) cumpriu os requisitos de rastreabilidade e transparência exigidos pelo STF, de acordo com a CGU.
The audit accused irregularities in Camaçari (BA), Carapicuíba (SP), Heart of Maria (BA), Iracema (RR), Macapá (AP), Rio de Janeiro (RJ), Sao Joao de Meriti (RJ), Sao Luiz do Anauá (RR) and Sena Madureira (AC). Estadão pediu uma manifestação dos municípios.
As consultas continuarão sendo processadas sob a supervisão da Suprema Corte. Segundo o ministro, o objetivo é “evitar qualquer constrangimento inadequado para as prerrogativas parlamentares, seguido de declínio em casos comuns em que o caso é o caso e no momento apropriado”.
Na mesma decisão, Dino enviou a CGU para continuar as auditorias. Ele justificou que o trabalho é necessário para “separar a palha do trigo, para evitar injustiças, para permitir o exercício completo do direito de defesa e aplicar as sanções aplicáveis após o devido processo legal”.
Leia mais:
Walfido Warde abre a audiência pública com o ministro Flavio Dino na Suprema Corte para lidar com as emendas imponentes
Flávio Dino suspende o pagamento de R $ 4,2 bilhões em emendas de comissão e diz à PF para investigar
Orçamento secreto
Dino também é um relator da ação do orçamento secreto. Na segunda -feira, ele ordenou o compartilhamento, com a polícia federal, do relatório do Tribunal Federal de Auditoria (TCU) sobre as emendas parlamentares registradas na plataforma transferida, criada para dar transparência às transferências. Segundo o TCU, R $ 85,4 milhões foram transferidos entre 2020 e 2024, mesmo sem um plano de trabalho.
As consultas devem ser feitas pelo Estado, a fim de investigar a eventual prática dos seguintes ofensas criminais: prevaricação, desobediência à ordem judicial, emprego irregular de fundos públicos, peculato, corrupção, entre outros que são revelados no curso das investigações
Eu aponto que essas pesquisas serão inicialmente processadas nesta Suprema Corte, uma vez que os fatos narrados podem estar relacionados a deliberações parlamentares, exigindo cautela para que não haja mácula que vulnera as prerrogativas dos membros do Congresso Nacional. Também esclareço que qualquer pedido de intimação de parlamentares para prestar testemunho deve ser devidamente motivado pela autoridade policial responsável e comunicada ao Relator na Suprema Corte.
__
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings