O Justiça federal em Brasília derrubou a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) que suspenderam Moratória de soja – Contrato que proíbe a compra de grãos cultivados em áreas desmatadas da Amazônia.
A decisão foi tomada pelo juiz ADVERCI TAXAS MENDES DE ABREUdo 20º Tribunal Federal, em resposta a um pedido do Associação Brasileira de Indústrias de Petróleo Vegetal (Abiove). A entidade alegou que Cade ignorou manifestações técnicas e legais e acabou interferindo na política ambiental do país.
Na sentença, divulgada na segunda -feira (26), o magistrado apontou que a suspensão não foi analisada pelo Collegiate de Cade e não considerou as opiniões de Procurador -Geral do União (AGU)de Serviço Federal de Promotoria Pública (MPF) e de Ministério do Meio Ambiente.
“The soy moratorium, in force since 2006, has a voluntary nature, is integrated by several public and private entities and has been recognized as an instrument of fostering sustainable development. In the context of summary cognition, it appears disproportionate and premature its immediate disarticulation by means of monocratic decision, unaccompanied by collegiate debate and without concrete confrontation of the technical arguments offered in the original procedure,” he escreveu. o juiz.
Leia também:
A semana começa tensa para o agronegócio com a expectativa de recursos contra a suspensão da moratória da soja
A soja brasileira domina o mercado da China enquanto perdem espaço
Acordo não publicado para a exportação de sorgo abre uma nova fronteira para o agronegócio brasileiro
A medida de precaução foi adotada em 18 de agostoquando Superintendência geral de Cade determinou a suspensão imediata do pacto assinado em 2006, que proíbe a compra de soja produzida em áreas desmatadas da Amazônia após julho de 2008. Além disso, estabeleceu um Inquérito administrativo contra as entidades e empresas envolvidas.
A decisão de Cade revoltou ambientalistas
A determinação de Cade teve uma reação foi imediata pelos ambientalistas e pelo governo. O Ministério do Meio Ambiente (MMA)bem como entidades como Greenpeace e WWFalertou sobre o risco de contratempos no combate ao desmatamento. A moratória é considerada internacionalmente um dos instrumentos mais eficazes de auto -regulação do agronegócio brasileiro.
“Sem a moratória da soja, considerada um dos acordos multissetoriais mais eficazes do mundo, o caminho para a soja ser um grande vetor de desmatamento na Amazônia e Isso enterrará qualquer chance de que o Brasil atinja seus objetivos climáticos“, Disse ao Coordenador da Floresta do Greenpeace Brasil, Cristiane Mazzetti, para Agência Brasil.
A WWF Brasil avaliou em nota que a representação que questiona a moratória da soja é uma tentativa de expandir a agricultura de maneira desordenada na Amazônia, destruindo a floresta e colocando em risco o futuro do Brasil. “Com um Claramente a abordagem negacionista dos efeitos das mudanças climáticasQue já afetam severamente a produção rural brasileira, esses grupos representam a visão mais retrógrada do agro brasileiro ”, diz a organização.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novo streaming