O Brasil importou 4,79 milhões de toneladas de fertilizantes em julho deste ano, uma marca histórica para o mês, de acordo com dados do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) compilados e analisados pela consultoria DataGro. O volume representa um aumento em 15,6% em relação a junho e 7,1% comparado ao mesmo período que 2024.
No acumulado de 2025, o país já recebeu 24,2 milhões de toneladas, alta de 8,8% comparado ao ano anterior e 2,2% acima do recorde de 2022. Segundo Datagro, foi o maior volume já registrado para o período, em um movimento que reflete o antecipação Compras do alto preço e incerteza na oferta global.
Entre janeiro e julho, o Rússia permaneceu como o principal fornecedor, com 6,88 milhões de toneladas embarcadas (28,2% do total), alto 18% no mesmo período que 2024 China foi a segunda maior vendedora, com 5,14 milhões de toneladas (21,2%), adiantamento significativo de 75,7% em comparação com o ano anterior. O Canadá completou o ranking, com 3,1 milhões de toneladas (12,8%), uma queda de 2,2% na comparação anual.
As tensões geopolíticas seguem no radar. Após as incertezas geradas pelo conflito entre Israel e o Irã em junho, o mercado seguiu em julho a escalada da guerra tarifária liderada pelos Estados Unidos. A possibilidade de sanções adicionais contra países que importam fertilizantes russos, como o Brasil, aumentou o risco de interrupções no fornecimento e pressionou os preços internacionais. O caso mais recente foi a Índia, que sofreu 25 pontos percentuais nas tarifas, atingindo 50%.
Segundo Datagro, esse cenário levou os produtores a antecipar compras para garantir o fornecimento. O preço médio dos bens, seguro e remessa) dos compostos NP (nitrogênio [N] e fósforo [P]) atingiu US $ 570,87 por tonelada, Alta de 13,2% cerca de junho e 15,9% em comparação com o ano anterior.
A Urea CIF subiu 7% no mês, para US $ 427,37/t, acumulando um aumento de 23% em 12 meses. MAP (phosphate monoa, one of the most used phosphate in the world, especially soybeans, corn, wheat, sugar cane) and KCl (potassium chloride, used in virtually all crops, because potassium is essential for growth, fruit quality and plant resistance) advanced between 5% and 6% compared to June, while in the annual comparison, the high comparison reached the high 23,8% e 14,5%respectivamente.

No Brasil, o porto de Paranaguá (PR) liderou as entradas em 2025, com 6,34 milhões de toneladas (26,2% do total). Então veio Santos (SP), com 3,91 milhões (16,2%), Rio Grande (Rs), com 3,86 milhões (16%), São Luís (MA), com 2,31 milhões (9,5%) e Salvador (BA), com 1,61 milhão (6,7%).
As despesas brasileiras com fertilizantes atingiram US $ 8,8 bilhões até julho, um avanço de 16% em comparação com o ano passado, um reflexo do maior volume importado e a elevação das cotações. As compras de entrada representaram 5,2% do total de importações brasileiras no período, em comparação com 4,9% em 2024.
Expectativa
O segundo semestre é geralmente marcado por um aumento nas aquisições, após o calendário agrícola nacional. A expectativa da Datagro é que 2025 feche com um novo recorde em volume e valor. Para os produtores, no entanto, o relacionamento de troca tende a se deteriorar, pois os custos ainda são altos. Ainda assim, mesmo diante de preços altos, a compra da entrada deve ser mantida, pois a perda de produtividade devido à falta de tratamentos culturais teria um impacto mais grave do que o aumento das despesas.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings