O Banco do Japão (BOJ) manteve sua principal taxa de juros inalterada na quinta -feira (31), elevou suas previsões de inflação e crescimento e destacou “altas incertezas” resultantes das políticas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump.
A taxa básica foi mantida em 0,5%, como esperado, enquanto a projeção da inflação (excluindo alimentos frescos) para este ano aumentou de 2,3%para 2,8%. A previsão de crescimento econômico também foi alta, de 0,5% a 0,6%.
Em comunicado, o Banco declarou que o crescimento “tende a desacelerar à medida que as políticas comerciais e outras medidas adotadas por diferentes jurisdições levam a uma retração nas economias estrangeiras e à queda dos lucros corporativos domésticos, entre outros fatores”.
Ainda assim, ele acrescentou que “fatores como condições financeiras de acomodação devem ser apoiadas”.
Leia também:
Trump anuncia um acordo comercial “gigantesco” com o Japão, com uma tarifa recíproca de 15%
“Mais tarde, a taxa de crescimento da economia japonesa tende a se recuperar, com economias externas retornando a uma trajetória de crescimento moderada”, afirmou o banco.
A instituição destacou “desenvolvimentos positivos” no comércio global, mencionando o recente acordo de Trump com o Japão, anunciado na semana passada.
“No entanto, as altas incertezas persistem”, alertou Boj, acrescentando que “as políticas comerciais anunciadas até agora devem afetar negativamente as economias domésticas e internacionais por vários canais”.
Enquanto outros bancos centrais adotam posturas mais rigorosas nos últimos anos, o Banco Do Japan permaneceu uma exceção. Ele levantou sua taxa de juros acima de zero apenas em março de 2024, sinalizando o fim das “décadas perdidas” do Japão – marcadas por estagnação e preços estáticos ou queda.
Desde então, os juros aumentaram novamente, com o último aumento em janeiro, elevando o custo do financiamento para o nível mais alto em 17 anos (0,5%). Desde então, no entanto, as taxas são congeladas em meio à turbulência causada pelas políticas de negócios de Trump.
Na quarta -feira, o Federal Reserve dos EUA resistiu à pressão de Trump e também manteve sua taxa básica inalterada.
Na semana passada, Tóquio e Washington anunciaram um acordo que impõe uma taxa de 15% nas exportações japonesas para os Estados Unidos – com exceção do aço e do alumínio. Outros acordos também foram assinados, inclusive no Reino Unido, Vietnã, União Europeia e, mais recentemente, na Coréia do Sul.
Trump anunciou na quarta -feira que as importações da Índia enfrentarão uma tarifa de 25% e que a guerra comercial com a China será retomada em 12 de agosto se não houver um novo acordo lá.
Inflação
A inflação no Japão está acima de 2% da meta do BOJ há cerca de três anos, mas a instituição considera que isso se deve a fatores temporários, como o alto preço do arroz.
Marcel Thieliant, da Capital Economics, observou que o Banco do Japão mostrou ser “um pouco mais otimista”, reforçando a expectativa de que retomará o ciclo de aumento de interesse em outubro.
“Acreditamos que uma nova revisão de previsões de inflação bancária em sua reunião de outubro será acompanhada por outro aumento de 25 bases nas taxas de juros”, disse Thieliant em comunicado.
A incerteza pode vir do fato de que a coalizão do primeiro -ministro Shigeru Ishiba está em minoria nas duas casas do Parlamento e enfrenta pressão da oposição para reduzir os impostos.
“Embora os partidos da oposição ganhem mais influência na formulação de políticas, o Banco do Japão dificilmente mudará sua atitude em relação ao aperto monetário”, disse Takahide Kiuchi, do Instituto de Pesquisa Nomura.
“No entanto, o aumento das taxas de juros pode desacelerar”, acrescentou Kiuchi, em comunicado antes da decisão de quinta -feira.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings