O comércio eletrônico brasileiro passa por um processo de descentralização com maior participação em pequenas e médias empresas (PME) fora do eixo tradicional. De acordo com o mapa de logística, divulgado por Loggi, no segundo trimestre de 2025, 40% dos pacotes de detecção de PMEs se originam no estado de São Paulo, enquanto esse índice sobe para 65% entre as grandes empresas.
Outros estados ganharam relevância no envio de mercadorias por pequenas empresas. Em Santa Catarina, 16% dos pacotes de PMEs partem do estado, em comparação com 6,5% entre as grandes empresas. Minas Gerais responde por 10% das remessas de PME e paraná por 9%. Entre as grandes empresas, esses números são de 5% e 3%, respectivamente.
Leia mais:
SERASA Experian lança solução de gestão financeira para PMEs
HostGator: 72,5% das PMEs desconhecem as ferramentas de inteligência artificial para melhorar os negócios
O mapa de logística é um relatório trimestral do LOGGI que monitora os fluxos de logística do comércio eletrônico no Brasil. A segunda edição de 2025 analisou mais de 16 milhões de pacotes enviados por 21.000 empresas em mais de 5.000 municípios no país.
Enviando pacotes e destino de mercadorias
A pesquisa indica que 18% das remessas de PME estão destinadas à região sul do país, em comparação com 14% das grandes empresas. A análise aponta oportunidades para empreendedores digitais em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O valor médio por ordem das PMEs foi de R $ 217,00 no período, 21% acima dos registrados por grandes marcas e 51% maior que os principais mercados.
As PME têm usado diferentes modelos de logística de acordo com sua demanda. Atualmente, 30% das remessas são feitas por grade fixa, com tempos de coleta definidos. Outros 40% usam coleta pulverizada, com variações de dias e horários, e 30% usam pontos de coleta e entrega.
Regiões com maior movimento
O eixo sul-sudeste e nordeste concentrou os maiores volumes de pacotes de transporte e recebimento no trimestre. O Centro -Oeste também mostrou crescimento, especialmente o estado de Goiás.
Os estados com maior crescimento no envio de pacotes foram Santa Catarina (275%), Rio Grande do Sul (175%), Goiás (167%), Espírito Santo (124%) e Minas Gerais (45%).
Aproximadamente metade das remessas nacionais foi entregue dentro de dois dias. Em três dias, o índice sobe para 60%.
Categorias mais vendidas
A categoria de roupas e moda liderou as vendas nas regiões do Centro -Oeste, Sudeste e Sul, impulsionadas por datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. No norte e nordeste, a categoria de serviços financeiros foi a mais comercializada.
Houve um crescimento em segmentos como óptico (302%), farmácias (204%), esportes (196%), jóias e jóias (144%) e brinquedos (126%) em comparação com o mesmo período de 2024.
Impacto de datas comemorativas
Durante a semana do dia das mães, as remessas de PME cresceram 143%em comparação com 2024. As categorias mais vendidas eram roupas e moda (214%), jóias e jóias (198%) e cosméticos e perfumaria (103%).
Na semana do Dia dos Namorados, pequenas empresas registraram 121% de crescimento nas remessas, em comparação com 6% das principais marcas.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings