Sérgio Zimmermann, fundador e CEO da Petz, a maior rede de serviços de animais de estimação do Brasil, foi eleita CEO do ano no prêmio moderno do consumidor de consumidores por excelência em atendimento ao cliente 2025. O prêmio, decidido pelo voto popular, reconhece líderes empresariais com um foco diferente na experiência do consumidor diferente.
Leia mais:
Após o apelo de Petlove a Cade, Cobasi e Petz negam qualquer risco competitivo na fusão
Na cabeça de Petz, Zimmermann lidera uma cadeia com mais de 260 lojas em 23 estados brasileiros. Em uma entrevista, ele apontou que o prêmio é, em primeiro lugar, um reconhecimento coletivo. “O CEO é como um condutor. O mérito está em contratar pessoas melhores do que você e formar uma equipe que entrega a excelência”, disse ele em entrevista ao Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
Zimmermann lembrou -se de sua carreira empresarial, começou aos 18 anos como animador do Partido Infantil – onde ele era conhecido como The Salsage Clown – e mencionou que a falência de um negócio anterior em 2002 foi seu maior aprendizado. “Em vez de culpar o sistema, fui ao espelho. Prefiro ver o erro como um privilégio, porque ele me ensinou mais do que qualquer MBA.”
Segundo o executivo, o maior erro da época foi resistir a dar um passo atrás na administração. “Recusei -me a demitir 120 funcionários, pensando que o empresário não deveria passar sua incompetência. No final, tive que descartar o 600”. O episódio, ele diz, moldou sua maneira de pensar na liderança: com pragmatismo, coragem de mudar e foco total do consumidor.
O CEO da PETZ também explicou como a diversidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa – com uma forte aposta em “omnicanalidade” – consolidou o grupo na liderança do setor. “Pensamos com os olhos do consumidor. Isso nos fez criar soluções integradas, como o balcão único e a operação de 24 horas, algo sem precedentes no mundo dos animais”.
Falência e retorno aos estudos
Zimmermann também compartilhou um momento decisivo: a escolha de abrir a primeira loja de 24 horas do mundo no segmento. “O cliente gosta de saber que ele pode contar com a loja a qualquer momento, mesmo que não vá ao amanhecer”.
Primeira empresa do setor com hemisfério público no hemisfério sul, Petz passou por um ponto de virada atraindo o fundo americano Warburg Pincus em 2013. Para Zimmermann, a chegada do parceiro financeiro levou os músculos a novos investimentos e maturidade na governança corporativa.
A educação também ganhou destaque na entrevista. Após a falência, Zimmermann retornou aos seus estudos e se formou na administração, mais tarde participando de um MBA de varejo. Para ele, unir o conhecimento prático e a formação acadêmica foi essencial para o crescimento de Petz.
Sobre o prêmio, Zimmermann destacou a importância do reconhecimento público. “É o consumidor que percebe nosso esforço e dedicação por mais de duas décadas. Então, muitas vezes digo que não nos concentramos no cliente, mas no foco do cliente”.
Hoje, Petz é considerado uma referência mundial na omnicanalidade no varejo. “No segmento de animais de estimação, somos o melhor caso. Mas no varejo como um todo, estamos entre os melhores do mundo”.
No final, ele deixou uma mensagem para os novos empreendedores: “O empoderamento requer preparação. O Brasil é uma abertura e fechamento de empresas, e isso geralmente ocorre porque as pessoas não fazem a lição de casa. Misturar o bolso da empresa com o bolso do parceiro é um erro fatal”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings