Os senadores dos Estados Unidos debateram até Dawn no domingo (29) a proposta de lei orçamentária do presidente Donald Trump, um texto controverso que poderia deixar milhões de americanos sem cobertura médica.
O agente republicano procura consolidar seu legado com esse projeto de lei “grande e bonito”, como ele se descreve, visa ampliar os cortes de seu primeiro mandato e reforçar a segurança nas fronteiras. Segundo o padrão, o governo deixaria de arrecadar US $ 4,5 trilhões (R $ 24,6 trilhões, no preço atual).
Mas os republicanos, de olho nas eleições de 2026, estão divididos. O texto deixaria milhões de americanos sem cobertura de saúde, principalmente devido a cortes no Medicaid, e aumentaria a dívida nacional para mais de US $ 3 trilhões (R $ 16,4 trilhões).
O Senado abriu formalmente o debate sobre a proposta de lei na noite de sábado, depois que os republicanos adiaram o que deveria ter sido uma votação no procedimento, causando a ira de Trump nas redes sociais.
A Câmara adotou a moção para abrir o debate por uma margem estreita, com 51 votos a favor e 49 contra. Alguns oponentes do próprio Partido Republicano queriam mudar o texto antes de votar.
Leia mais:
Musk ataca Trump novamente e diz que um projeto de lei “destruirá milhões de empregos nos EUA”
Trump para o Congresso: “Ninguém sai de férias” até que o projeto de gastos seja aprovado
Trump pressionou o projeto a ser aprovado para que pudesse assiná -lo em 4 de julho na celebração do Dia da Independência dos EUA.
“Hoje à noite, vimos uma grande vitória no Senado”, escreveu o magnata republicano em sua plataforma de verdade social após a votação.
“Os republicanos devem lembrar que estão lutando contra um grupo de muito mal, corrupto e, de muitas maneiras, incompetente (politicamente falando!) Que preferem ver o nosso país ‘pegar fogo’ para fazer a coisa certa”, escreveu ele em outra publicação.
Os democratas, adversários ferozes da lei e da agenda de Trump, queriam ler o texto completo em voz alta antes do início do debate. Com quase 1.000 páginas, levaria cerca de 15 horas para que o texto fosse lido na íntegra.
“Os republicanos não dirão aos Estados Unidos o que está no texto”, disse o líder das minorias democratas no Senado, Chuck Schumer, “e é por isso que os democratas estão pressionando a serem lidos do início ao fim”.
Se aprovado no Senado, o projeto será enviado novamente à Câmara dos Deputados para aprovação, onde os republicanos poderão enfrentar os oponentes em seu próprio campo.
Os republicanos são divididos em cortes no Medicaid, o programa de assistência médica para os mais pobres, que deixaria dezenas de hospitais rurais sem recursos financeiros e cerca de 8,6 milhões de pessoas sem assistência médica.
O projeto também reverteria muitos dos incentivos fiscais para energia renovável que foram implementadas pelo antecessor de Trump, Joe Biden.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings