Em um mês, tradicionalmente marcado por resultados negativos, as contas do governo central – que incluem o Tesouro Nacional, o Seguro Social e o Banco Central – registraram um déficit primário de US $ 40,6 bilhões em maio. Apesar do resultado negativo, o valor representa um queda real de 36,2% comparado ao mesmo mês do ano passado (R $ 60,4 bilhões, corrigidos pela inflação).
Esse foi o Pior resultado resultado para meses de maioatrás, apenas os déficits registrados em 2024, 2023 e 2020. No entanto, O déficit estava bem abaixo das expectativas pelo mercado: As projeções medianas do Ministério das Finanças Prisma Fiscal Bulletin foi uma pausa de R $ 62,2 bilhões.
Excedente no acumulado do ano
Mesmo com o resultado negativo de maio, as contas públicas seguem com equilíbrio positivo em 2025. Entre janeiro e maio, o excedente primário tem US $ 32,2 bilhões – o melhor desempenho para o período desde 2022. No mesmo intervalo no ano passado, um déficit de US $ 28,7 bilhões foi registrado.
O resultado principal mede a diferença entre as receitas e despesas do governo, sem considerar o pagamento de juros sobre dívidas públicas. O 2025 O objetivo tributário é zero déficit primáriocom margem de tolerância de 0,25 ponto percentual do PIB, permitindo um déficit de até R $ 31 bilhões.
Pressão precatária
Apesar do bom desempenho até maio, o governo enfrentará forte pressão em julho, quando o pagamento de R $ 70 bilhões em precatorial (dívidas decorrentes de decisões judiciais definitivas). Em 2024, parte desses pagamentos foi antecipada em fevereiro.
De acordo com o relatório bimestral de receitas e despesas, a proposta de orçamento para 2025 prevê um déficit primário de R $ 97 bilhões. Considerando apenas as despesas sujeitas à nova estrutura tributária, a previsão é um déficit de US $ 31 bilhões – exatamente o limite inferior da meta. A estrutura fiscal Exclui da regra do resultado primário os R $ 45,3 bilhões em ano -earamente precários.
Receita cresce e retiros de despesas
A melhoria do resultado de maio é parcialmente explicada pelo aumento da receita e das despesas em queda.
- Receita: 10,2% Termos nominais classificados em comparação com maio de 2024. Inflação com desconto, o adiantamento foi de 4,7%.
- Despesas: 2,7% caíram em valores nominais e 7,6% em termos reais, em comparação com o mesmo mês do ano passado, sem considerar gastos extraordinários em inundações no Rio Grande do Sul em 2024.
O destaque nas receitas foi a coleção gerenciada pelo IRS (impostos), que cresceu 4,7% em termos reais. Por outro lado, as receitas sem barba por meio – como dividendos e concessões do Estado – recuaram 2,4% após o ajuste da inflação, destacando:
- Caindo 27,5% em dividendos pago por empresas de propriedade estatal;
- Redução de 3,7% nas receitas de concessões;
- Compensação parcial com a alta de 11,9% em royalties de petróleoimpulsionado pela valorização do dólar.
Despesas: descarregar com servidores, cair com programas de Seguro Social e Social
Entre os gastos, alguns movimentos se destacaram:
- Gastos com funcionalismo: Havia 10,4% em termos reais, com o impacto do ajuste salarial concedido aos servidores.
- Seguro Social: Ele recuou 3,4% em termos reais devido à antecipação dos benefícios em 2024 devido a inundações no sul, que não foram repetidas este ano.
- BPC (benefício contínuo de benefício): Cresceu 6,6%, pressionado pelo aumento do número de beneficiários e pela apreciação do salário mínimo.
- Programas sociais com controle de fluxo: Eles caíram 7,3% em termos reais, também influenciados pela base comparativa inflada de 2024.
- Gastos com saúde: R $ 1,7 bilhão caiu.
- Bolsa da família: Caiu em R $ 1,1 bilhão, um reflexo da revisão no Registro de Beneficiários.
Investimentos no outono
Investimentos públicos (obras e compras de equipamentos) totalizaram R $ 22,4 bilhões de janeiro a maio, representando um Queda real de 16,9% comparado ao mesmo período de 2024. Segundo o tesouro, a variação é devido ao Volatilidade no ritmo da execução de obras públicas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings