O último período das intervenções políticas monetárias do Banco Central Europeu para controlar a inflação “terminou”, disse o economista -chefe da instituição Philip Lane CNBC Na terça -feira (1).
“Acreditamos que o último ciclo acabou, trazendo a inflação de 10 pico[%] Voltando a 2%, esse elemento acabou, mas, olhando para o futuro, precisamos estar prontos para garantir que qualquer desvio que vemos não seja incorporado, não altera o cenário de médio prazo ”, disse Lane em entrevista a Annette Weisbach, CNBCno fórum anual do BCE em Sintra, Portugal.
O taxa de inflação Da zona do euro atingiu 1,9% em maio, abaixo da meta de 2% do banco central. Enquanto isso, sua taxa de juros básica foi reduzida para 2%, antes de um pico de 4% no ano passado. Atualmente, os preços no mercado monetário sugerem as expectativas de um novo corte percentual de 0,25 na taxa para 1,75% até o final do ano.
Questionado sobre o que ele pretendia “terminar” o ciclo, Lane afirmou que isso significava que o BCE havia conseguido remover os choques de preços de 2021 e 2022 do sistema da crise energética e as restrições na cadeia de suprimentos. No entanto, ele alertou que já havia “novos choques chegando ao sistema” ao qual a política monetária precisaria se adaptar e que “existem alguns movimentos cíclicos ligeiramente mais baixos”.
Em vez de lidar com um choque de preço, o BCE está monitorando uma combinação de movimentos do mercado de energia, taxas de câmbio e expectativas de inflação para garantir que não reaja exageradamente a pequenos desvios da inflação. Você também está ciente de não ignorar quaisquer mudanças de médio prazo de perspectivas ou fatores “persistentes” que afetam a economia doméstica.
Download de riscos de download
Também em Sintra, o presidente do Banco Central Belga, Pierre Wunsch, disse à CNBC que os riscos para a inflação e o crescimento na zona do euro estão agora se inclinando.
“Há um amplo consenso de que estamos muito próximos da meta [de inflação de 2% do BCE] Agora, o trabalho está praticamente concluído ”, disse Wunsch na segunda -feira à noite. A Europa experimentou dois anos de“ crescimento relativamente lento ”, mas qualquer recuperação pode ser adiada pela incerteza global, observou ele.
Ele acrescentou que “se tivermos que nos mover mais, provavelmente estará inativo, um corte adicional. Não estou defendendo, mas acho que se houver alguma discussão, será mais nessa direção”.
O BCE monitorará os dados econômicos nos próximos meses para verificar se há uma melhoria no crescimento da zona do euro, particularmente na produção – e o banco central pode precisar ser “um pouco mais solidário”, se não acontecer, disse Wunsch.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.