A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou na sexta -feira que se encontrará com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Escócia, no domingo (27) para discutir o impasse de tarifas comerciais entre os dois lados do Atlântico. Restante uma semana para o prazo de negociações.
Na tentativa de reduzir o déficit comercial dos EUA, Trump prometeu impor tarifas punitivas em dezenas de países se não fecharem um acordo com Washington até 1º de agosto.
Pressão e preparação para retaliação da União Europeia
A União Europeia – que pode ser atingida por uma tarifa geral de 30% – foi pressionada por um acordo com o governo Trump, mas também prepara medidas de retaliação se as conversas não avançarem.
“Depois de uma boa conversa com o presidente dos EUA, concordamos em conhecer a Escócia no domingo para discutir as relações comerciais transatlânticas e como podemos mantê -las fortes”, escreveu von der Leyen no X (ex -Twitter).
A reunião de alto nível ocorre após alguns dias de sinais de que a Comissão Europeia e o governo dos EUA estavam chegando perto de um acordo, mas Trump jogou um balde de água fria nessa expectativa na sexta-feira (25).
Perspectivas e negociações em andamento
Falando aos jornalistas ao sair da Casa Branca, a caminho da Escócia, Trump disse acreditar que há “50% de chance” de fechar um acordo com o bloco de 27 países.
Os 27 membros da União Europeia deram liberdade à Comissão Europeia – responsáveis pela política comercial do bloco – concentram -se nas negociações para tentar evitar tarifas pesadas dos EUA.
Segundo vários diplomatas, o acordo sobre a tabela fornece uma taxa básica de 15% nos EUA em produtos europeus, com possíveis exceções aos setores estratégicos.
A maioria dos países prefere um acordo – mesmo com 15% de taxa indesejada – em vez de ficar sem acordo, mas as isenções são fundamentais. Entre os setores em discussão estão a aviação, aço, madeira, produtos farmacêuticos e agrícolas, de acordo com diplomatas.
Leia mais:
Trump diz que o acaso de acordo com a União Europeia está em “metade da metade”
A tensão cresce enquanto Xi busca aproximação com a União Europeia e Bruxelas cobra o reequilíbrio comercial
História e consequências se não houver acordo
O período de 1º de agosto traz um sentimento de déjà-vu: no início do mês, os funcionários da UE também pensaram que um acordo estava próximo, até Trump aumentar a ameaça de tarifa para 30%.
Se as negociações falharem, os países da UE aprovaram na quinta -feira (24) um pacote de retaliação de US $ 109 bilhões (cerca de R $ 590 bilhões) em produtos dos EUA, com aplicação escalonada de 7 de agosto.
Desde o início da campanha tarifária, o governo de Trump fechou apenas cinco acordos até agora, inclusive com o Reino Unido, o Japão e as Filipinas.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings