Em um cenário de juros de empurrões e forte concorrência no mercado de crédito-que não se restringe mais aos bancos, os fintechs tradicionais e os financeiros são adicionados-a Qista decidiu financeiramente entrar no jogo com objetivos ambiciosos e um crescimento duplo. Para isso, está agindo em várias frentes.
Uma das apostas da empresa, investida na Reag, é uma parceria para carimbar a marca American Express (AMEX) em seu novo produto – um cartão de crédito da folha de pagamento que promete chegar com juros atraentes. “Estamos no final com a Amex. Será um produto que combina sofisticação, pela marca, com acessibilidade”, disse Leonardo Grapeia, CEO da empresa, em entrevista à Videocast DC News Talks.
O QISTA é categorizado como uma instituição financeira de crédito, financiamento e investimento (CFI). “Ser um CFI nos dá liberdade para formar nossa carteira e dá resiliência diante dos ciclos econômicos”, disse Grapeia. “Isso permite que a empresa arrecada fundos via CDB e opere com sua própria estrutura de capital”.
A projeção é dobrar a receita este ano, para R $ 400 milhões, deixando o lucro líquido acima de R $ 50 milhões, mesmo diante do desafio cenário macroeconômico. Em 2024, a QISTA terminou o ano com US $ 43 milhões em lucro líquido. A empresa já está credenciada em mais de 100 acordos, de entidades públicas, com o objetivo de oferecer seus serviços a servos federais, estaduais e municipais. Agora, ataques a outra frente – os convênios corporativos.
Cartão pode se tornar um hub de solução
Além da folha de pagamento, ele oferece produtos como a antecipação do FGTS, empréstimos para garantia móvel e um cartão de benefício corporativo-que converte o vale da refeição em ferramentas de acesso a crédito pessoal e gerenciamento financeiro. “A idéia é transformar o cartão em um centro de soluções para o trabalhador”, disse o CEO.
O executivo diz que o cartão de empréstimo da folha de pagamento contribuirá para um ingresso médio saudável, pois combina segurança, volume e lucratividade – é um negócio vantajoso para bancos, financeiros e fintechs.
Por um lado, o cliente tem acesso a um crédito mais barato. Por outro lado, a instituição financeira garante fluxo de receita estável em risco mínimo. A combinação é decisiva em um momento de alta endividamento, em particular dos indivíduos.
O último relatório do banco central, divulgado em abril, mostra que o volume de empréstimos para indivíduos cresceu 12,5% em março, acumulado em 12 meses, apesar das altas taxas de juros (14,25%).
Além disso, o endividamento das famílias foi de 48,2% em fevereiro (aumento de 0,4 ponto percentual em 12 meses) e o compromisso de renda atingiu 27,2% (um aumento de 1,3 ponto em 12 meses)-o nível mais alto desde julho de 2023, o que ajuda a explicar a pesquisa de crédito.
Leia também:
A American Express excede a previsão e tem receita líquida de US $ 2,58 bilhões no primeiro trimestre
Plataforma
Integrado ao QISTA é bom para crédito, onde o Grapea é um conselheiro. A empresa é um mercado de crédito pessoal que conecta os usuários a mais de 70 instituições financeiras. O cliente pode, através da plataforma, pesquisar melhores condições e interesses em várias instituições bancárias ao mesmo tempo, e recebe várias ofertas para escolher a que melhor se encaixa.
O lucro da empresa chega por meio de bancos parceiros e é dado pela intermediação. A plataforma já ganhou mais de R $ 2 bilhões em crédito e terminou 2024 com R $ 160 milhões em receita bruta e R $ 24 milhões em receita líquida, crescendo 30% em relação ao ano anterior, segundo o executivo.
É uma operação mais complexa, de acordo com Grapeia, porque embarca muita tecnologia. “Atualmente, mais de 800.000 novos CPFs entram no sistema a cada mês, e o total de usuários excede 12 milhões”.
Para este ano, a expectativa do bem de crédito é atingir 20 milhões de usuários registrados, aproveitando o avanço do Finanças Open e do Cruzamento de Dados Inteligentes para melhorar a oferta e o preço do crédito. “Queremos que o cliente escolha a plataforma como seu primeiro canal de crédito em vez do banco tradicional”, disse ele.
Portfólio de reag
Ambas as empresas fazem parte do portfólio de investimentos da Reag, o maior gerente independente do Brasil, com mais de R $ 299 bilhões sob administração. De acordo com o CEO da QISTA, a sinergia com reag expande a capacidade de operação. “O Reag aprimora nosso crescimento, porque podemos levar a crédito, securitizar e distribuir dentro do mesmo ecossistema”.
O cenário macroeconômico, embora desafiador, é visto como uma oportunidade para a Grapeia. Ele ressalta que o problema não está apenas na taxa de juros, mas na qualidade do endividamento. “O brasileiro paga taxas de juros muito altas. A troca de dívidas ruins por crédito mais saudável faz parte de nosso objetivo”, afirmou.
“O Brasil tem um mercado de crédito ainda pouco explorado.” Aqueles que prestam serviço com valor real, segundo ele, ganharão confiança do cliente. Para Grapeia, é isso que definirá os jogadores dos líderes desta nova fase do setor. Confira a entrevista.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings