A Ford Motor está fazendo parceria com a Amazon para permitir que as concessionárias franqueadas da montadora vendam veículos usados certificados por meio da gigante do varejo online.
O novo programa permitirá aos clientes garantir financiamento, iniciar a documentação e agendar um horário de retirada do veículo nas concessionárias Ford participantes, anunciaram as empresas na segunda-feira. Algumas etapas, como a assinatura final, ainda podem precisar ser concluídas pessoalmente, disse Ford.
Saiba mais:
Ford aposta no Brasil como hub global de engenharia e amplia equipe em Camaçari, diz CEO
Governo de SP desapropria terreno da antiga Ford onde Prologis construiria mega parque logístico
Com prioridade em investimentos, Amazon amplia malha logística no Brasil e ultrapassa 250 centros de distribuição
O acordo ocorre dois anos depois que a Amazon disse que permitiria que concessionárias de automóveis vendessem carros por meio de seu site, começando com veículos da montadora sul-coreana Hyundai.
Os acordos entre a Amazon e as duas montadoras, no entanto, diferem, já que o da Hyundai envolve veículos novos em vez de usados certificados. Veículos CPO (Certified Preowned) são usados, mas foram inspecionados, reformados e certificados pelo fabricante ou revendedor. São considerados veículos usados de melhor qualidade do que os carros sem a designação e têm garantias iguais às de um veículo novo.
A Amazon no início deste ano também fez parceria com a locadora de automóveis Hertz para vender veículos usados por meio de seu site.
A Ford disse na segunda-feira que mais de 160 de seus cerca de 2.900 varejistas nos EUA “levantaram a mão” e iniciaram o processo com a Amazon. Até agora, cerca de uma dúzia foram totalmente integrados e lançados, com cerca de mais 10 lançamentos na próxima semana, disse a empresa.
“A adição de veículos usados certificados pela Ford à Amazon Autos representa uma expansão emocionante da nossa loja, dando aos clientes acesso a milhares de veículos de qualidade apoiados pelos programas abrangentes de inspeção e garantia da Ford”, disse Fan Jin, líder global da Amazon Autos, em um comunicado.
A Ford disse que oferecerá uma garantia de devolução do dinheiro de 14 dias ou 1.600 milhas, o que ocorrer primeiro, para veículos vendidos por meio da parceria com a Amazon. A montadora também oferecerá três níveis de certificação de veículos CPO, com cobertura de garantia variada.
Ford disse que os veículos CPO estão agora disponíveis na Amazon Autos em Los Angeles, Seattle e Dallas, com planos de expansão para outras cidades nos próximos meses.
Com as parcerias da Amazon com Hyundai e Ford, a concessionária franqueada ainda é a vendedora definitiva. As montadoras tradicionais têm relacionamentos complexos com revendedores que são apoiados em muitos estados por leis que tornam difícil ou ilegal contornar concessionárias franqueadas e vender veículos novos diretamente aos consumidores.
Existem leis menos rigorosas em relação à venda de veículos usados, o que torna mais fácil para empresas como Carvana, Hertz e outras vender carros e caminhões usados online diretamente aos consumidores.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.