O empreendedor Wesley Batistacontrolando o acionista e conselheiro de JBSEle disse que os Estados Unidos não produzem carne bovina suficiente para atender à crescente demanda por dietas ricas em proteínas, o que tornou o país mais dependente das importações.
“Os EUA enfrentam o preço mais alto da carne bovina na história e precisam importar mais e mais, porque a produção não é suficiente para apoiar a demanda”, disse Batista à conferência do Rothschild Bank em Londres no mês passado ao Financial Times.
De acordo com o Departamento de Trabalho dos EUA, o preço médio de meio quilo de carne moída atingiu o recorde de US $ 6,32 em agosto, um aumento de 13% em um ano. Mesmo depois que o presidente Donald Trump anunciou em abril a política tarifária do “Dia da Libertação”, as importações de carne bovina cresceram 30% no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
As compras de carne brasileira, em particular, saltaram 91% no mesmo período antes de se retirarem em agosto, quando os EUA aumentaram as tarifas de 10% a 50%.
A JBS, fundada há mais de 70 anos pelo pai de Wesley e Joesley Batista, agora é líder na produção de carne bovina nos EUA, com nove unidades no país.
O mercado dos EUA é responsável por metade da receita global da empresa, que totalizou US $ 77 bilhões em 2024. Além do gado, a empresa é o segundo maior produtor de carne de frango e porco e, nos últimos anos, tem diversificando seu desempenho para ovos, peixes, refeições prontas e produtos à base de plantas.
Impacto de tarifas e tendência de proteínas
Apesar das taxas impostas por Washington, Batista garantiu que o impacto na JBS seja limitado, pois a maior parte da carne vendida no país é produzida localmente. “Os produtos estão ficando mais caros em alguns mercados, mas a demanda ainda é muito forte, especialmente nos EUA”, observou ele.
Batista também apontou que o aumento do uso de medicamentos para perda de peso baseado em LPG-1, como Ozepic e Mounjaro, pode estar contribuindo para o aumento do consumo de proteínas. “Ninguém sabe exatamente o impacto desses novos medicamentos, mas algo está acontecendo porque a proteína se tornou uma tendência”, disse ele. “No passado, o médico disse para não comer muitos ovos ou muita proteína. Agora é o contrário.”
Os irmãos Batistas, que detêm pouco mais da metade das ações da JBS, mas controlam a maioria dos direitos de voto, concluíram a migração da lista principal de São Paulo para Nova York em junho, depois de uma forte oposição dos ambientalistas. Desde então, as ações da empresa aumentaram 3,5%, avaliando o grupo em US $ 15,9 bilhões.
Nos últimos anos, a JBS enfrentou críticas às organizações ambientais por suposta conexão com o desmatamento na Amazônia e o envolvimento em um escândalo de corrupção no Brasil. A empresa afirma estar eliminando o desmatamento de sua cadeia de produção.
“Estamos trabalhando com os produtores para ajudá -los a produzir mais com a mesma quantidade de terra e recursos”, disse Batista. Segundo ele, os fazendeiros dos EUA podem produzir o mesmo volume de carne com metade do rebanho de criadores brasileiros, graças à seleção genética e à nutrição melhorada.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings