O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, enviou na sexta -feira (22) o sinal mais forte até agora que o banco central poderá iniciar em breve uma nova rodada de cortes de juros.
Em um discurso no Simpósio Anual Tradicional de Jackson Hole, mantido pelo Fed de Kansas City, Powell disse que a “escala de risco” na economia dos EUA começou a mudar. Segundo ele, os custos de financiamento estão pesando, o mercado de trabalho fornece sinais de enfraquecimento e pressões inflacionárias continuam, mas parecem contidas.
“Esse equilíbrio pode justificar o ajuste de nossa posição de política monetária”, Powell disse em sua última participação no evento como presidente do Fed.
Minutos antes de Powell começar seu discurso, o índice Ibovespa/B3 começou a subir com maior vigor e o dólar caindo.
Às 11:30 da manhã (Brasília), a principal taxa da bolsa brasileira subiu 2% e o dólar cai quase 1%, para R $ 5,43. Nos EUA, o índice da Dow Jones Industrial Averag avança quase 2% e atinge a máxima histórica do índice.
Mercado de trabalho
O líder destacou a recente desaceleração na criação de empregos mensais, mas considerou que ainda não está claro se o movimento decorre da menor demanda das empresas ou da queda na oferta dos trabalhadores, após restrições à imigração imposta pelo governo Trump.
Powell classificou a situação como um “equilíbrio curioso” e alertou: “O risco de queda de empregos está aumentando. E se eles se materializarem, podem aparecer rapidamente na forma de massa e demissão de desemprego”.
Inflação
Apesar de reconhecer o resfriamento dos riscos de preços, Powell afirmou novamente que a inflação permanece alta. Ele minimizou, no entanto, o impacto persistente das tarifas comerciais do governo de Trump, avaliando que elas devem causar apenas uma “mudança pontual no nível de preços”.
PRÓXIMOS PASSOS
A projeção de analistas antes do discurso de Powell apontou para o corte de juros na próxima reunião do Fed, programada para setembro.
A sinalização, no entanto, é que os ajustes devem ser graduais.
Powell enfatizou que a política monetária é apenas hoje “moderadamente restritivoE que o objetivo é atingir uma taxa “neutra”, que não acelera ou desacelera a economia.
Críticas de Trump
O discurso ocorreu em meio a ataques da Casa Branca ao Fed. Nesta semana, o presidente Donald Trump pediu à renúncia da diretora Lisa Cook após acusações de suposta falsificação de documentos bancários antes de sua indicação ao Fed – se ele fosse encaminhado pela agência regulatória habitacional ao Departamento de Justiça.
O presidente dos EUA é repetido críticas à política monetária e ao presidente Jerome Powell em sua rede social “verdade”.
Aposta de mercado
Após o discurso, o O mercado começou a ‘apostar’ em um corte de 0,25 ponto percentual Na taxa de juros básica na próxima reunião do FOMC (Comitê Federal de Mercado), em 17 Setembro. Agora, como mostrado no gráfico abaixo, 91% acreditam em cortarEnquanto 9% espera manter a taxa entre 4,25% e 4,50% ao ano.
O mercado derivado Nos EUA, usa contratos chamados Funcionam os fundos futurosnegociado em Grupo CME (Chicago Mercantile Exchange). Esses contratos refletem o Expectativas dos investidores Qual será o Taxa efetiva do Fed Fuds Em datas futuras, isto é, qual será a decisão de interesse para o Federal Reserve (Fed).
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings