O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta -feira que pode não cumprir o prazo para o início de novas tarifas comerciais em julho, que deve efetivar em vários países.
“Não, podemos fazer o que quisermos”, disse Trump na Casa BrancaQuando questionado se o prazo foi definitivo. “Podemos se estender. Podemos encurtar.”
Leia mais:
Trump termina as negociações comerciais com o Canadá
Prazo para negociação de termo com Trump até 9 de julho “não é crítico”, diz a Casa Branca
A pergunta se referiu especificamente ao 9 de julhoPrazo para os EUA e a União Europeia estabelecerem um acordo comercial. Caso contrário, uma taxa de 50% nas importações européias entra em vigor.
Mas a resposta do presidente também parecia mencionar O termo de 8 de julhoquando expira uma quebra de três meses em suas chamadas “Tarifas recíprocas”O que pode fazer com que as taxas específicas para cada país retornem aos níveis anteriores e muito mais altos.
Apesar da flexibilidade demonstrada por Trump como as datas, o Decreto executivo Assinado em 9 de abril não permite mudanças a menos que seja formalmente revisado.
O decreto reduziu tarifas específicas por país para 10% por 90 dias e estipulou que essa suspensão temporária seria válida para Apenas três meses. Se não houver revisão, as tarifas retornarão às taxas originais em 12 dias.
Impactos nos parceiros de negócios e medo de uma nova crise global
A retomada de tarifas pode afetar significativamente vários parceiros de negócios dos EUA e aumentar os temores de uma nova onda de instabilidade econômica global, como ocorreu após o anúncio inicial de tarifas em 2 de abril.
Vários países eram surpreso com as altas tarifas de importaçãoque atingiu quase 50% em alguns casos – uma medida que Trump chamou “Dia da Libertação”.
Nos dias seguintes, havia um forte Volatilidade nos mercados financeiros e críticas de investidores, líderes mundiais e importadores. Uma semana depois, Trump anunciou um intervalo de 90 dias nas novas tarifas.
Na época, a Casa Branca sugeriu que seria firme acordos comerciais individuais com vários países durante o período de suspensão.
Mas Menos de duas semanas para terminar o prazoO governo apenas concluiu Acordos limitados com a China e o Reino Unido – descrito mais como estruturas preliminares do que tratados definitivos. De acordo com o Ministério do Comércio da China, As duas nações confirmaram os detalhes de uma estrutura de acordo com.
“Digamos o quanto eles precisam pagar”, diz Trump
“Fechamos acordos com provavelmente quatro ou cinco países diferentes”, disse Trump na sexta -feira, mas enfatizou que “Temos 200 países, talvez até mais”Referindo -se à lista de metas tarifárias definidas em abril.
“Então, em algum momento nos próximos 10 dias, ou talvez antes, enviaremos uma carta. Já conversamos com muitos países e simplesmente digamos o quanto eles terão que pagar para fazer negócios com os Estados Unidos, e isso será feito muito rapidamente”, acrescentou.
Os prazos são flexíveis, eles dizem consultores; Justiça questiona a legalidade
As declarações de Trump acompanham sugestões de outros membros do governo que os prazos podem ser ajustados.
“Talvez possa ser estendido, mas esta é uma decisão do presidente”. disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavittna quinta -feira (20).
No final de maio, Um Tribunal de Comércio Federal invalidou as tarifasargumentando que a legislação usada por Trump não concedeu a ele a suposta autoridade para impor -lhes. No entanto, um O Tribunal de Apelações suspendeu temporariamente os efeitos da decisãoPermitir que as taxas permaneçam em vigor até que o caso não seja final.
Trump anuncia o acordo de paz entre o Congo e Ruanda após 30 anos de conflito
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta -feira na Casa Branca um acordo histórico de paz entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, encerrando oficialmente três décadas de conflito que deixaram mais de seis milhões de mortos. Os termos iniciais foram assinados pelos chancers de ambos os países, com o endosso do governo dos EUA, e marcam o início das negociações para os “acordos de Washington”.
“Hoje terminamos uma guerra de 30 anos, onde seis milhões de pessoas morreram. Nenhum outro presidente conseguiu fazer isso”, disse Trump no salão oval durante a reunião com representantes dos dois países africanos.
Acordo mediado pelos EUA tem como alvo a estabilidade e a prosperidade regional
Segundo o presidente, os Estados Unidos atuarão como garantidores de um processo de estabilização que inclui cooperação econômica, acesso a recursos estratégicos – como terras raras – e expansão da presença americana na região. “Estamos fazendo muitas coisas diferentes que unirão a todos”, disse Trump.
O vice -secretário de Estado do Comércio, Jameson Greer e o senador Marco Rubio participaram da mediação das negociações, que fornecem visitas oficiais dos presidentes Paul Kagame (Ruanda) e Felix Tshisekedi (Congo) a Washington nos próximos meses para consolidar os termos do tratado final.
Presidente reforça realizações internas e reconhecimento de cobranças
Comentando o papel dos Estados Unidos na mediação do conflito, Trump criticou a imprensa americana por, segundo ele, minimizando as realizações de sua administração. “A mídia nunca me dará crédito, mas as pessoas me dão. É por isso que estamos aqui. Ganhamos todos os sete estados e o voto popular”, disse ele. Ele também afirmou que seu governo atingiu “zero cruzamentos ilegais de fronteira em maio” e que o país está a caminho de “ter a menor taxa de homicídios da história”.
Infraestrutura e segurança aérea também são assuntos do discurso
Trump também mencionou o projeto para modernizar os sistemas de segurança nos aeroportos americanos, especialmente o financiamento de equipamentos de navegação e controle de ar. “Estamos consertando o sistema, com equipamentos modernos que evitarão tragédias como o helicóptero. O financiamento vem de um projeto de lei que estamos prestes a assinar”, disse ele, criticando as administrações anteriores por negligência no setor.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.