O Saneamento da Egea ganhou os três leilões de blocos para operar serviços de abastecimento de água e esgoto em 99 municípios no estado de Pará.
Com a vitória nos blocos A, B e D, a empresa atenderá mais de 4 milhões de pessoas, aumentando seu desempenho no estado para 101 cidades.
O leilão ocorreu na sede da B3, em São Paulo, nesta sexta -feira (11), e contou com a presença do Ministro das Cidades, Jader Filho e o governador de Pará, Helder Barbalho.
Embora Pará abriga a maior bacia hidrográfica do mundo, o estado enfrenta graves deficiências no setor de saneamento. A cobertura do tratamento de esgoto é de apenas 8,5% em todo o estado e, em Belém, COP30 Capital e Future -Sedarters, esse número é de 15%.
Os investimentos anunciados pelo Aegea totalizam mais de R $ 15,2 bilhões nos 40 anos de concessão, com R $ 5,2 bilhões indo para o serviço de abastecimento de água e R $ 10 bilhões sendo destinados a tratar o esgoto sanitário.
O objetivo da AEGE é atingir 99% de cobertura com água potável e 90% com esgoto sanitário no Bloco A, que inclui municípios da região metropolitana de Belém, até 2033. Para os blocos B e D, o alvo de 90% em serviço é agendado para 2039. A concessão também é que os indicadores de desempenho que avaliam.
Os valores de concessão definidos para cada bloco são:
- Bloco a – R $ 1.168.012.277,00
- Bloco b – R $ 140.926.879,00
- Bloco d – 177.827.366.40
Com essa concessão, a Egea agora opera em 865 municípios de 15 estados brasileiros, consolidando -se como líder no setor.
Cosanpa, estado de saneamento do estado, continuará operando como um fornecedor de água tratado em Belém, Ananindeua e Marituba, que fazem parte do Bloco A.
O Bloco C, que não recebeu propostas e abrange 27 municípios com cerca de 800.000 habitantes, será reavaliado e poderá estar sujeito a um novo leilão no futuro. O modelo de concessão foi estruturado por BNDEs com o objetivo de estimular parcerias públicas-privadas e garantir a viabilidade financeira para investimentos.
A EEGEA já tem experiência no estado através da operação de Barcarena, com o programa “Trata o Bem Barcarena”, que visa o saneamento universal até novembro de 2025, antecipando em quase uma década os prazos previstos no âmbito legal de saneamento. Em novos progressos, novos sistemas de distribuição de água e uma estação de tratamento são implementados para rastrear o crescimento local.
Além de melhorar a infraestrutura de saneamento, a Egea destaca seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o impacto positivo na saúde pública. A empresa acredita na complementaridade entre setor público e privado para superar os desafios históricos do saneamento no Brasil, especialmente em regiões vulneráveis. Para a empresa, a capacidade técnica e financeira dos operadores deve ser o principal critério ao definir quem fornecerá esses serviços essenciais.
_____
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings