O presidente de Estados UnidosAssim, Donald Trumpanunciado nisso Sexta -feira (29) o corte de US $ 5 bilhões (sobre R $ 27 bilhões) Em ajuda internacional já aprovada pelo Congressoinformou o Casa Branca. A medida aumenta o risco de um Início do governo federalDada a oposição dos democratas à política.
Os cortes alcançam programas de Departamento de Estado e de Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID)De acordo com uma carta enviada por Trump para Câmara de Deputados..
Justificativas e cortes históricos em ajuda externa
De acordo com Escritório de Orçamento e Gerenciamento da Casa BrancaEm uma mensagem divulgada nas redes sociais junto com a carta, o presidente Trump “sempre colocará os Estados Unidos em primeiro lugar”.
Desde assumir, Trump praticamente desmontado a USAIDAgência principal de ajuda externa dos EUA. Criado em 1961Durante o governo de John F. KennedyA agência foi projetada para usar a assistência internacional como um instrumento de influência com países em desenvolvimento no Guerra fria.
Nos últimos anos, o USAID foi incorporado em Departamento de Estadodepois do secretário Marco Rubio transbordamento 85% de seus programas.
Leia também:
No meio da crise tarifária de Trump, Fernando Haddad precisará solicitar um novo visto para os EUA
Trump falará na Assembléia Geral da ONU em setembro, confirma a Casa Branca
As tarifas de Trump aumentaram a receita de algumas empresas americanas: ‘Estávamos no lugar certo, hora certa’
O secretário Marco Rubio elogiou a decisão de Trump, afirmando que a medida faz parte do esforço de “Fraude final, desperdício e abuso no governo dos EUA, economizando bilhões de trabalhadores dos EUA de trabalhadores americanos”.
Segundo ele, entre os valores cortados eram recursos destinados a programas de Consciência global sobre os direitos LGBTQ.
Reação dos democratas e risco de parada
O líder da minoria democrática no Senado, Chuck Schumerclassificou a tática usada por Trump – tecnicamente conhecida como “Terminação de bolso” – Como ilegal.
“É claro que nem Trump nem os republicanos no Congresso têm algum plano para evitar dolorosas e totalmente desnecessárias”, disse Schumer.
Mesmo entre os republicanos, a estratégia divide as opiniões: parlamentares mais moderados também demonstraram insatisfação com a tentativa de bloquear as despesas já aprovadas pelo Congresso.
Depois de assumir o cargo pela segunda vez em janeiro, Trump iniciou uma grande campanha para Limpe ou até desmonte partes inteiras do governo dos EUA. Embora os republicanos controlem tanto Câmara Como o SenadoPrecisa do apoio dos democratas na câmara alta para aprovar novas leis orçamentárias.
Ao tentar expandir os poderes presidenciais, Trump procura recuperar fundos já aprovados pelo Congresso perto do final do ano fiscalApostando que não haverá tempo para votação antes que o dinheiro expire no próximo mês.
Os democratas alertaram que qualquer tentativa de reverter os fundos já aprovados deveriam enterrar negociações para evitar um desligamento – a paralisação do governo federal – depois 30 de setembro.
Impactos de um possível desligamento
Você Estados Unidos evitou por pouco uma interrupção do governo em Marchar. Este tipo de medida é relativamente raro, mas causa Distúrbios significativos e altos custos: atividades básicas, como Inspeção alimentarsão interrompidos, enquanto Parques, monumentos e edifícios públicos Feche as portas.
Sobre 900 mil servos federais pode ser colocado em licença não pagaenquanto outro 1 milhão de funcionários essenciais – de Controladores de vôo para policiais – Eles ainda funcionam, mas apenas recebem seus salários quando o impasse é resolvido.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings