Singapura assumiu a liderança no mais recente Índice Global de Competitividade de Talentos (GTCI) e ultrapassou a Suíça, graças à sua capacidade de cultivar uma força de trabalho ágil e com conhecimentos digitais, pronta para a inovação na era da inteligência artificial.
Esta é a primeira vez que Singapura atinge o topo deste ranking anual, lançado pelo INSEAD em 2013 para servir de referência à reflexão política sobre os mercados e a organização do trabalho, bem como sobre os fluxos de talento.
As economias europeias de elevado rendimento continuam a ocupar os dez primeiros lugares desta edição; no entanto, o GTCI 2025 destaca também a descida na classificação de várias grandes economias, nomeadamente dos Estados Unidos, que caiu da 3.ª para a 9.ª posição.
Sob o tema “Resiliência na era da disrupção”, o GTCI 2025 (o 11º desde 2013) examina como as nações e economias implementam mecanismos de gestão de talentos capazes de resistir às disrupções. A classificação de 135 economias baseia-se em 77 indicadores, incluindo soft skills e concentração de talentos em inteligência artificial, distribuídos por seis dimensões: ambiente propício, capacidade de atrair talentos, desenvolvê-los, retê-los, bem como o nível de competências técnicas e profissionais e competências gerais e adaptativas.
Singapura apoiará a implementação de metanol “verde” para limpar o transporte marítimo
Singapore Exchange lançará contratos perpétuos de criptomoeda para investidores institucionais
“A verdadeira resiliência do talento consiste em transformar a adversidade num catalisador de inovação, adaptabilidade e motivação renovada”, declarou Felipe Monteiro, diretor acadêmico do GTCI e professor de estratégia do INSEAD.
“Resiliência não é apenas saber como recuperar de choques e crises inevitáveis, é também aprender a recuperar.”
Lily Fang, Reitora de Investigação e Inovação do INSEAD, acrescentou: “O relatório deste ano é muito mais do que um relatório sobre a corrida entre nações. Oferece aos decisores caminhos essenciais para reflexão sobre como integrar tecnologias poderosas, como a inteligência artificial, ao serviço do progresso humano”.
A classificação deste ano marca também o lançamento de uma nova parceria entre o INSEAD e o Portulans Institute, uma organização de investigação sem fins lucrativos com sede em Washington.
“Esta colaboração traz nova profundidade e clareza ao GTCI num momento em que a rápida evolução tecnológica, a incerteza geopolítica e as profundas transições sociais tornam as medidas de talento fiáveis mais essenciais do que nunca”, disse Rafael Escalona Reynoso, diretor-gerente do Portulans Institute.
Os pontos fortes de Singapura
Singapura destaca-se no último ranking pela evolução constante do seu sistema educativo e pela sua abordagem voltada para o futuro na formação de uma força de trabalho adaptável e orientada para a inovação, de acordo com o relatório GTCI.
A cidade-estado ficou em primeiro lugar em termos de competências gerais de adaptabilidade, ou seja, uma força de trabalho equipada com as competências pessoais, a cultura digital e o espírito de inovação exigidos pelo cenário atual em rápida evolução.
“As economias que cultivam uma força de trabalho adaptável, multifuncional e experiente em IA tendem a estar melhor posicionadas para converter disrupções em oportunidades e sustentar a competitividade a longo prazo”, disse Paul Evans, professor emérito de comportamento organizacional no INSEAD e coeditor do relatório.
“Os resultados deste ano destacam que a competitividade no talento depende não apenas do nível de rendimento, mas também da orientação estratégica das políticas, da qualidade das instituições e da mobilização eficaz de recursos de capital humano.”
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos