O dólar caiu no alto da tarde de quinta -feira (31), fechando a R $ 5.6008, após a volatilidade com disputa técnica sobre a taxa de PTAX pela manhã, com a verdadeira apresentação em julho o pior desempenho mensal de 2025 e desde novembro de 2024.
Há relatos de saída de recursos estrangeiros após o entendimento do mercado desde quarta -feira (30) de que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) pode manter os juros no mesmo nível, enquanto os dados aqui do setor público consolidado mostraram um pijama na dinâmica da dívida.
Embora desidratado, a tarifa dos Estados Unidos para o Brasil e as sanções ao Ministro da Suprema Corte (STF), Alexandre de Moraes, continua a acrescentar cautela.
Leia mais:
Datafolha: 89% dos brasileiros acreditam que a tarifa prejudicará a economia
As empresas brasileiras defendem a negociação e rejeitam a retaliação às tarifas dos EUA, revela pesquisas de Amcham
A queda nas commodities e na pesquisa de Atlasintel/Bloomberg mostra que a aprovação do presidente Luiz Inacio Lula da Silva atinge 50,2%, excedendo a desaprovação pela primeira vez em 2025 e liderando os cenários da disputa eleitoral de 2026 contra a direita, pode ter pressionado o real, de acordo com os operadores.
O dólar em dinheiro oscilou entre R $ 5.5633 e R $ 5.6243 nesta quinta-feira, fechando 0,21%, para R $ 5.6008, terminando em julho com uma apreciação de 3,07%-o mais alto de US $ 5,64.
O gerente de intercâmbio da Fair Corretora, Glaucy Rosa Lima, ressalta que, no final do mês, há um aumento natural nas operações de moeda para vários motivos operacionais e financeiros.
Para o economista -chefe do Ouribank, Cristiane Fourthroli, o “movimento de pressão em nossa taxa de câmbio foi motivado pela interpretação do mercado de que o tom do presidente do Fed era mais difícil, sinalizando que o interesse dos EUA deveria permanecer nesse nível na decisão de setembro. Isso acabou fortalecendo o dólar em geral hoje, incluindo o Brasil”, diz ele.
Lima, da Fair Corretora, acrescenta que a tensão política entre o Brasil e os EUA por causa da aplicação da lei de Magnitsky contra Alexandre de Moraes também pesa.
O superintendente de tabela derivada do BS2, Ricardo Chiumento, menciona que, apesar da lista de exceções de quase 700 produtos, 50% dos EUA para o Brasil (que devem entrar em vigor a partir de 6 de agosto) ainda abordam os principais produtos para o país, agitando o balanço comercial.
Ele acrescenta que os investidores estrangeiros estão retirando fundos do Brasil na quinta -feira porque a dívida pública está no pior nível em termos percentuais contra o produto interno bruto (PIB).
O Real teve o pior desempenho mensal desde novembro de 2024, mas ainda assim a oscilação não está distante em comparação com pares emergentes e exportadores de commodities, destaca o gerente multimarket da AZ Quest, Eduardo Aun.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings