O avanço das compras com ajuda da inteligência artificial vem oferecendo aos consumidores acesso a assessoria personalizada e compras descomplicadas, porém, também traz maior risco de fraudes digitais.
Nesta Sexta-feira Negrapela primeira vez, consumidores e retalhistas são alertados sobre os perigos das chamadas “compras automatizadas”, em que os consumidores recorrem a grandes modelos de linguagem para procurar produtos, comparar ofertas, receber recomendações personalizadas e até fazer compras sem muita intervenção humana. Esses avanços tecnológicos trazem seus próprios riscos.
“Isso definitivamente facilita minha vida… mas, ao mesmo tempo, também facilita muito a vida dos fraudadores”, disse Michael Reitblat, CEO da Forter, uma empresa de inteligência de identidade que trabalha na prevenção de fraudes.
Segundo Reitblat, houve um aumento de 200% nas compras automatizadas pelos consumidores nos últimos seis meses. Isto foi acompanhado por um aumento de quase dez vezes no número de fraudadores que utilizam inteligência artificial. “Imagine enviar milhares de robôs para diferentes lojas para se passarem por consumidores legítimos”, disse Reitblat ao “Squawk Box Europe” da CNBC.
Embora a reacção instintiva de alguns retalhistas tenha sido simplesmente proibir as compras baseadas na IA, esta pode ser uma estratégia falha, uma vez que cada vez mais consumidores utilizam a IA para fazer compras, o que impulsiona o tráfego qualificado, disse Reitblat.
Um relatório da McKinsey & Company e The Business of Fashion revelou que entre os executivos da moda, a inteligência artificial e as ferramentas digitais são vistas como a maior oportunidade para o setor em 2026.
Para garantir que os produtos sejam visíveis e valorizados pelos modelos de IA, as marcas precisam de repensar as suas estratégias de marketing e comércio eletrónico, observou o relatório, acrescentando que dados semanticamente ricos e conteúdo acessível por API serão cruciais para o sucesso.
“Você tem que usar IA para combater a IA”, disse Reitblat. “Você precisa ter certeza de que está usando dados melhores do que os fraudadores poderiam usar e pensar adequadamente sobre como autenticar os consumidores.”
Confiança instável do consumidor
Os consumidores que procuram uma boa relação qualidade/preço são outro factor com que os retalhistas terão de lidar este ano, uma vez que as crescentes tensões comerciais e as preocupações com a desaceleração da economia afectam os hábitos de consumo.
A confiança do consumidor tem estado instável nas vésperas da temporada de compras. Na Europa, o sentimento económico manteve-se teimosamente abaixo da média de longo prazo desde meados de 2022, de acordo com dados da Comissão Europeia. Entretanto, nos EUA, a confiança dos consumidores atingiu em Novembro o seu ponto mais baixo desde Abril, à medida que aumentavam as preocupações com a segurança no emprego.
Alguns especialistas sugerem uma divisão entre consumidores ricos que estão a prosperar e outros que estão a reduzir gastos devido à pressão dos preços mais elevados, no que foi apelidado de “economia em forma de K”.
“A confiança do consumidor tem estado abalada e por isso a sensação de que os clientes estão a obter valor real será crucial este ano”, disse Curry. Dean Kramer, Diretor de Serviços da Empresa.
“Sabemos que a pesquisa é uma parte importante de como os consumidores abordam a Black Friday, garantindo que estão obtendo a melhor relação custo-benefício.”
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.