O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (24), acordos de cooperação entre Brasil e Moçambique nas áreas de comércio, aviação, socioeconômica, saúde e formação diplomática. Ao lado do presidente de Moçambique, Daniel Chapo, Lula voltou a defender que o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) volte a financiar projetos no exterior para empresas brasileiras.
“Nenhum grande país pode exportar serviços sem oferecer opções de crédito. Estamos trabalhando para que o BNDES recupere a capacidade de financiar a internacionalização das empresas brasileiras. O fluxo comercial que o Brasil mantém com Moçambique é muito menor do que com outros países de língua portuguesa. Isso é injustificável entre dois mercados muito familiares”, disse Lula, durante evento de assinatura de acordos de cooperação entre Brasil e Moçambique.
Lula citou infraestrutura como uma das áreas que poderá ter maior participação das empresas brasileiras. “Moçambique é um país em desenvolvimento que ainda tem uma lacuna de infraestrutura a preencher. O seu crescimento depende de portos, estradas, fábricas e linhas de transmissão. O Brasil tem empresas dinâmicas e capazes de contribuir”, afirmou.
O presidente brasileiro também mencionou a produção de alimentos. “Ninguém melhor que o Brasil para contribuir também para a segurança alimentar de Moçambique. Com tecnologia adequada é possível aumentar a produtividade da savana africana sem comprometer o meio ambiente.” Pouco antes, Daniel Chapo afirmou que Moçambique ainda luta para garantir a segurança alimentar dos seus habitantes.
Lula também defendeu a cooperação na área de transição energética e proteção dos biomas florestais. “O Brasil está pronto para colaborar com Moçambique na produção de biocombustíveis, aliando a criação de empregos e a redução da dependência dos combustíveis fósseis”, afirmou.
O brasileiro aproveitou o discurso para comentar a atuação da Polícia Federal, num momento em que o Congresso discute mudanças na segurança pública. “A Política Federal Brasileira é reconhecida internacionalmente por sua capacidade de rastrear ativos ilícitos e combater a lavagem de dinheiro”, disse ele.
Em seu discurso, o petista defendeu uma aproximação entre os países e afirmou que os governos brasileiros anteriores se distanciaram do país africano. “A nossa amizade foi sonâmbula durante muito tempo. O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência de Moçambique. Foram cinco décadas de relações diplomáticas, mas imersos nos nossos próprios desafios, passámos da fraternidade à indiferença. Até que, há 20 anos, vivemos um grande despertar”, disse o petista.
Saiba mais:
Após COP30 e G20, Lula afirma que Brasil vive “retomada do protagonismo global”
“Não comento decisão do Supremo”, diz Lula sobre prisão de Bolsonaro
Lula diz que está preocupado com aparato militar dos EUA no Caribe e falará com Trump
Título de doutorado honorário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de evento para assinatura de acordos de cooperação entre Brasil e Moçambique. Os acordos envolvem as áreas de comércio, aviação, socioeconômica, saúde, educação e formação diplomática. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também participa da solenidade.
Durante a visita, Lula também participará de fórum com empresários e receberá o título de doutor honorário da Universidade Pedagógica de Moçambique. A previsão é que você embarque de volta ao Brasil às 13h20, horário de Brasília.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos