O número de setores industriais confiantes teve ligeira melhora no quadro geral, passando de cinco para nove em novembro, segundo o Índice de Confiança dos Empresariais Industriais (ICEI), divulgado nesta sexta-feira (28) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Apesar da reação positiva em relação a outubro, a pesquisa mostra que a maioria dos 29 segmentos analisados ainda permanece em território pessimista.
“O aumento da confiança está ligado, principalmente, à melhoria das expectativas dos empresários em relação às suas empresas e à economia, mas a avaliação da situação atual continua bastante negativa, principalmente devido às altas taxas de juros. Isso ainda garante a retomada do otimismo num sentido mais amplo”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
Do lado positivo, o perfumaria, limpeza e higiene pessoal avançada 6 pontosassumindo a liderança do otimismo industrial com 56,9 pontos. O movimento foi revertido no biocombustíveisque sofreu queda de 5,9 pontos. Com nota 40,6, o setor passou a ser o mais pessimista da pesquisa. Pela metodologia do ICEI, índices acima da linha dos 50 pontos indicam confiança, enquanto valores abaixo revelam pessimismo.
Indicador sobe em todos os portes, mas não reverte quadro pessimista
Pelo segundo mês consecutivo, o índice avançou em todas as faixas de tamanho. O principal destaque foram as pequenas indústrias, que registraram o melhor desempenho desde janeiro: alta de 1,6 ponto, atingindo 48,3 pontos. Nas médias e grandes empresas, o crescimento foi mais tímido, com avanços de 0,8 e 0,3 pontos, atingindo 48,7 e 48,9 pontos, respectivamente.
Embora persista a falta de confiança em empresas de todas as dimensões, os ganhos recentes indicam que o pessimismo está a começar a perder intensidade.
Centro-Oeste retorna ao nível de confiança
O destaque regional foi o Centro-Oeste, onde o índice saltou 3,5 pontos, passando de 49,6 para 53,1. Com o aumento, a região ultrapassou a barreira dos 50 pontos e entrou na zona de confiança, juntando-se ao Nordeste, que manteve pontuação estável e continua otimista.
Apesar dos avanços registrados no Norte (+1,8 ponto), Sul (+1,2) e Sudeste (+0,5), a confiança nessas regiões permanece abaixo do nível de 50 pontos. Os índices fecharam o mês em 48,5, 46,3 e 47,3 pontos, respectivamente, indicando que o sentimento negativo ainda prevalece.
Sobre o Setor ICEI
Para esta edição do ICEI Setorial, a CNI consultou 1.747 empresas: 718 de pequeno porte; 617 médios; e 412 de grande porte, entre 3 e 12 de novembro de 2025.
Leia também:
Brasil tem a menor taxa de desemprego da série histórica
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos