O Brasil tem grande potencial de crescimento e competitividade, mas precisa urgentemente estabelecer uma política fiscal confiável para atrair os investimentos necessários e estimular o consumo. A declaração é de Chefe Global de Risco da Moody’s Ratings, Marie Diron, durante a Cúpula Internacional – evento que fez parte das comemorações do primeiro aniversário da Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBCrealizada nesta quarta-feira (26), em Londres, e que contou com a parceria da Tempos Financeiros.
Em sua análise, ela destacou que a economia brasileira tem apresentado uma recuperação significativa nos últimos tempos. “O Brasil segue uma trajetória mais forte em relação à década passada. A expectativa de crescimento do PIB em torno de 2% é positiva, considerando o contexto pós-pandemia, em que o crescimento foi praticamente nulo”, afirmou.
Segundo o executivo, apesar do crescimento moderado do PIB, o Brasil ainda tem excelentes perspectivas, mas destaca que poderia atingir seus objetivos com melhor utilização dos recursos e regulação fiscal mais confiável.
“Há um sentimento de optimismo e o país ainda tem um grande potencial de crescimento. Se conseguirmos mobilizar melhor os recursos naturais e estabelecer uma política fiscal mais credível, poderemos acelerar ainda mais este crescimento”, disse ele.
Diron destacou também que a elevada taxa de juro reflecte a incerteza sobre a direcção fiscal e enfatizou a necessidade de maior flexibilidade na despesa pública.
Leia também:
Evento Exclusivo em Londres: Investidores debatem crescimento no Brasil e Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBC comemora aniversário
Desafios fiscais
O chefe de risco global da Moody’s também abordou os desafios fiscais do Brasil, mencionando que o governo cumpriu suas metas, mas ainda há dúvidas sobre a consistência da política fiscal do país.
O economista destacou que a rigidez nos gastos obrigatórios é uma das principais limitações para que o governo consiga implementar mudanças significativas. Para ela, o espaço de manobra fiscal do Brasil ainda é muito apertado e é fundamental que o país busque maior flexibilidade nos gastos públicos.
“O Brasil tem grande potencial de crescimento, mas precisa melhorar sua estrutura fiscal e reduzir o custo da dívida. Isso ajudaria a reduzir as taxas de juros, o que estimularia mais investimentos e, com isso, mais empregos e crescimento do consumo”, afirmou.
Embora o Brasil dê sinais de recuperação econômica, a análise de Diron sugere que, para alcançar um crescimento mais robusto e sustentável, o país precisa, além de melhorar sua política fiscal, buscar maior equilíbrio nas finanças públicas. “A credibilidade fiscal é essencial para que o Brasil aproveite melhor seu potencial e se torne mais competitivo no cenário global”, finalizou o especialista.
Na televisão
A programação especial sobre o Summit Internacional de Londres será exibida neste sábado (29), às 22h30, no Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBCcom reapresentação no domingo, às 22h.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos