A empresa de defesa italiana leonardo revelou planos na quinta-feira para um escudo alimentado por IA para cidades e infraestruturas críticas, somando-se ao esforço da Europa para aumentar as capacidades de defesa soberana em meio à escalada de tensões geopolíticas.
O sistema, apelidado de “Cúpula de Michelangelo”(em referência ao Cúpula de Ferro de Israel e os planos para Donald Trump para um “cúpula dourada”), integrará vários sistemas de defesa para detectar e neutralizar ameaças mar-ar, incluindo mísseis e ataques aéreos. drones.
As ações de leonardo subiu na quinta-feira e subiu 77% desde janeiro, em meio a um ano de fortes ganhos para as ações de defesa em toda a Europa, à medida que os governos da região aumentavam os gastos com defesa.
O BAE Sistemasdo Reino Unido, aumentou 42,7% desde o início de 2025, o Rheinmetallda Alemanha, 148,9% e Talesda França, 63,8%.
A cúpula de leonardo Será construído sobre o que o CEO Roberto Cingolani chamou de sistema de “arquitetura aberta”, o que significa que pode operar em conjunto com os sistemas de defesa de qualquer país.
“Num mundo onde as ameaças evoluem rapidamente e se tornam cada vez mais complexas — e onde defender é mais caro do que atacar — a defesa deve inovar, antecipar e abraçar a cooperação internacional”, disse Cingolani, durante um evento.
A empresa pretende que o projeto esteja totalmente operacional até o final da década.
O CEO da Airbus, Guillaume Faurydisse para CNBC que os protocolos de troca de dados entre países e equipas no campo de batalha ainda eram “bastante limitados”, acrescentando que poderia levar uma década para construir o “campo de batalha digital” da Europa.
Saiba mais:
Enviado da Casa Branca diz que a Rússia aceitou que os EUA e a Europa oferecessem garantias de segurança à Ucrânia
Merz, da Alemanha, diz que a Rússia ameaça “a segurança na Europa”
O esforço de defesa da Europa
Os governos europeus comprometeram-se rapidamente a aumentar os gastos com defesa, uma vez que os EUA, um aliado fundamental do bloco, ameaçaram anteriormente reduzir o apoio financeiro na região.
Em Maio, a UE anunciou um programa de 150 mil milhões de euros (173,5 milhões de dólares) para fornecer empréstimos de longo prazo aos Estados-Membros para adquirirem capacidades industriais e de defesa. Os membros da NATO também se comprometeram a aumentar os gastos com defesa e segurança para 5% até 2035 em Junho.
A revelação do novo sistema de dome da empresa leonardo faz parte de um movimento de todo o setor realizado por grandes empreiteiros de defesa (primos de defesa), o que os está levando a mudar “o investimento de hardware autônomo para arquiteturas de comando integradas”, disse Loredana Muharremianalista de ações na Estrela da Manhã o CNBC.
“A guerra moderna é vencida pela rede que consegue integrar todas as plataformas num único ciclo de decisão”, disse ela. “Os vencedores serão os empreiteiros que possuem a camada de rede, e não o metal, que capturam atualizações e escalas recorrentes.”
Riscos para o sistema cúpula do leonardo incluem atrasos na execução e “dependência dos ciclos de compras europeus”, disse ele Meghan Welch, diretor-gerente do Brown Gibbons Lang & Companhia o CNBC.
Os principais empreiteiros europeus (Primos europeus) também competem cada vez mais com uma classe emergente de startups de tecnologia de defesa na região.
O comece Alemão de drones de IA Helsing angariou 600 milhões de euros e duplicou a sua avaliação para 12 mil milhões de euros em junho, informou o Financial Times. O Sistemas Quânticosque também desenvolve tecnologia de defesa autónoma, anunciou na sexta-feira que triplicou a sua avaliação para mais de 3 mil milhões de euros, depois de angariar 180 milhões de euros.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.