O índice de evolução da produção atingiu 51,5 pontos em outubro, o que indica crescimento da produção industrial em relação a setembro. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O índice de evolução do número de colaboradores foi de 48,8 pontos, abaixo dos 50 pontos, o que denota uma queda no número de colaboradores em outubro face ao mês anterior.
De acordo com a metodologia da pesquisa, os índices variam de zero a 100 pontos, sendo que números acima de 50 indicam aumento e abaixo, diminuição.
Em relação à Utilização da Capacidade Instalada (UCI), houve aumento de um ponto percentual em outubro, atingindo 71%. Segundo a CNI, o percentual é inferior ao observado em outubro de 2024 (74%) e idêntico ao de outubro de 2023 (71%).
Leia mais:
CNI aponta que faturamento da indústria caiu 1,3% em setembro
CNI lança SB COP, uma iniciativa global para integrar o setor privado nas discussões da conferência
O indicador de evolução do nível de estoques atingiu 50,3 pontos no mês passado, ante 50,7 pontos em setembro. “O índice segue acima da linha dos 50 pontos, mas ao se aproximar dela revela que houve redução no ritmo de acumulação de estoques em relação a setembro”, destaca a Sondagem.
O índice bolsista efetivo em relação ao habitual diminuiu 0,5 pontos, para 50,2 pontos. Ao se aproximar da linha divisória, destaca a CNI, o indicador mostra que os estoques já estão praticamente no nível planejado pelas empresas.
Expectativas
Apesar da melhora na produção, todos os índices de expectativa caíram entre outubro e novembro. O índice de expectativa de demanda caiu 1,2 ponto, para 51,3 pontos. “A queda do índice de outubro para novembro é habitual no período, mas com essa queda o índice passou a registrar o menor valor para o mês desde 2016”, destaca a pesquisa.
“A expectativa de demanda por bens industriais para os próximos meses ainda é positiva, principalmente por conta das festividades de final de ano, mas está mais fraca que o normal. Os empresários vêm percebendo, há alguns meses, uma queda na demanda por seus produtos. Por isso, projetam que o esperado aumento de consumo que ocorre todos os anos no período festivo será menos intenso do que o dos anos anteriores”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Leia mais:
Mesmo após isenção, tarifas ainda afetam 63% das exportações brasileiras para os EUA, diz CNI
CNI atribui retirada de tarifas dos EUA ao avanço nas negociações comerciais
O índice de expectativa para compra de insumos e matérias-primas foi de 50,0 pontos em novembro, queda de um ponto em relação a outubro. Com isso, destaca a CNI, a expectativa de aumento nas compras de insumos nos seis meses seguintes ficou estável.
Em relação ao número esperado de empregados e à quantidade exportada, os indicadores também pioraram. O índice em relação ao número de empregados caiu 0,2 ponto, atingindo 49,1 pontos. Em relação à quantidade exportada, a queda foi de 0,6 ponto, para 48 pontos. “Isso mostra que se intensificou a percepção dos empresários sobre a queda no número de empregos e nas exportações”, destaca a CNI.
O índice de intenção de investimento subiu pelo segundo mês consecutivo, para 55,2 pontos. A CNI destaca, porém, que o indicador apresentou queda ao longo deste ano e, mesmo com os dois últimos aumentos, está abaixo do nível observado no final do ano passado.
A CNI entrevistou 1.446 empresas para esta edição da Pesquisa, sendo 603 de pequeno porte; 492 médios; e 351 grandes. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 12 de novembro de 2025.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos