Os resultados de Nvidia divulgado na quarta-feira enviou um novo sinal de força na demanda global por infraestrutura de inteligência artificial, reforçando o investimento de grandes empresas de tecnologia em capacidade computacional. A reação renovou o otimismo em relação ao setor, mas não dissipou o debate sobre uma possível bolha de IA.
Nas últimas semanas, aumentaram os receios de que os investimentos de milhares de milhões de dólares dos gigantes da tecnologia possam exceder a sua capacidade de retorno no curto prazo. Nesse cenário, o balanço da Nvidia — considerado por muitos o termômetro mais relevante do ciclo da IA — trouxe alívio, mas não encerrou a discussão.
Gil Luria, chefe de pesquisa tecnológica da DA Davidson, disse à CNBC que o mercado não precisava se preocupar com a própria Nvidia. “A preocupação não é com a Nvidia. O risco é com as empresas que estão contraindo muitas dívidas para construir data centers”, disse ele.
Os principais clientes da empresa — Microsoft, Amazon, Google e Meta — já havia sinalizado uma aceleração nos investimentos em chips de IA, movimento que apareceu claramente nos resultados da fabricante americana. O apetite também impulsionou as ações dos fornecedores asiáticos nesta quinta-feira.
Leia também:
As ações da Nvidia disparam 5% no pré-mercado após resultados melhores que o esperado
Nvidia reporta receita recorde de US$ 57 bilhões e ações de gigantes de semicondutores disparam
O risco está no financiamento de infraestrutura, dizem analistas
A Nvidia domina o mercado de chips avançados e seu software integrado é uma peça central em data centers que treinam e executam serviços de IA. Estes centros de computação, operados por hiperscaladores e empresas especializadas, têm sido financiados em grande parte por dívida.
“Os resultados eliminam qualquer dúvida sobre a Nvidia, mas não encerram o alerta sobre empresas que emprestam ou tomam dinheiro emprestado para construir data centers”, disse Luria. Segundo ele, é um investimento inerentemente especulativo, com possibilidade de enfrentar ajustes quando a capacidade global estiver saturada, em dois ou três anos.
Apesar disso, o analista acredita que a Nvidia continuará vendendo chips, independentemente das revisões do setor.
Nvidia é um indicador de chips, não de economia de IA
Billy Toh, chefe regional de pesquisa da CGS International Securities, reforçou à CNBC que o desempenho da Nvidia é um sinal de demanda por infraestrutura, mas não determina se o mercado de IA está se tornando financeiramente sustentável.
“Para compreender a estabilidade da indústria, é mais relevante observar a adoção real de serviços de IA em empresas como Microsoft, Adobe e outras plataformas empresariais”, disse Toh. “É aí que a receita recorrente mostra se o boom é bem fundamentado.”
Além da dívida dos hiperscaladores, outro ponto de pressão vem do modelo de negócios das empresas que desenvolvem sistemas generativos de IA. Organizações como a OpenAI ainda apresentam receitas tímidas diante dos gastos elevados, o que alimenta a cautela dos investidores.
Ainda assim, estes desafios não afetam a Nvidia. A empresa é vista como a forma mais segura de se expor ao setor, já que controla os chips mais avançados utilizados em nuvem, plataformas governamentais e corporativas.
A demanda excede a capacidade global
Para Rolf Bulk, analista da New Street Research, o resultado da Nvidia tende a reduzir o ruído sobre uma bolha no curto prazo. “É um sinal de que os hiperscaladores esperam que a demanda por computação continue crescendo em 2026 e além”, disse ele.
Ele destaca que a procura por capacidade de IA ainda supera a oferta global, com empresas como OpenAI, Antrópico, Amazon e Google reportando ordens acima do que podem cumprir.
Este ambiente alimenta a visão mais otimista. Ray Wang, presidente da Constellation Research, disse que “isto não é uma bolha; é apenas o começo”, citando US$ 500 bilhões em pedidos da Nvidia até 2026.
Dan Ives, da Wedbush Securities, compartilha a mesma leitura. Para ele, os resultados representam “uma confirmação de que não existe uma bolha de IA, mas sim os primeiros passos de uma nova revolução”.
O próprio CEO do Jensen Huang, da Nvidia, negou qualquer sinal de euforia excessiva. “Há muito debate sobre a bolha da IA. Do nosso ponto de vista, vemos algo muito diferente”, disse ele na teleconferência de resultados.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.