A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considerou uma etapa estratégica Acordo de Livre Comércio entre Mercosur e Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA)assinou nesta terça -feira (16) no Rio de Janeiro. O tratado cria novas condições de acesso a mercados de grande poder do consumidor, cobrindo Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.
Pelo texto, sobre 99% das exportações brasileiras de produtos agrícolas e industriais terão livre comércio imediatoA expansão das oportunidades de negócios no momento em que a indústria nacional enfrenta perdas com a tarifa dos EUA.
Leia também:
Mercosur e EFTA assinam um contrato de livre comércio que cobre US $ 4,3 trilhões no PIB
Dollar mantém uma queda e atinge US $ 5,29; Ibovespa avança com o recorde de pontos
“Este contrato traz novas oportunidades para aumentar os investimentos e a presença de nossos produtos no comércio internacional. A conclusão chega em um momento muito importante para a indústria nacional”, disse ele Ricardo AlbanPresidente da CNI.
O bloco europeu reúne 14,3 milhões de habitantes e PIB de US $ 1,4 trilhão. É também a quarta maior origem global em Investimentos estrangeiros diretosque reforça seu papel prioritário para a integração internacional do Brasil.
As relações econômicas já estavam se expandindo. O Brasil – Eftta Commerce Current cresceu 36,7% na última década. Investimentos bilaterais atingiram um recorde em 2023, adicionando US $ 46,2 bilhões da EFTA no Brasil e US $ 11,7 bilhões na direção oposta.
Em 2024, as exportações brasileiras para o bloco alcançaram US $ 3,1 bilhõesConsolidando -o como o segundo maior destino de vendas da Europa, atrás apenas da União Europeia.
De acordo com os cálculos da CNI, Cada R $ 1 bilhão exportou resultados em 19,8 mil empregos, R $ 448,7 milhões em salário e R $ 3,4 bilhões em produção.
O acordo foi negociado em mais de 14 rodadas desde 2017. Ele vai além do comércio de mercadorias e também cobre Serviços, investimentos, propriedade intelectual, compras governamentais, defesa comercial, barreiras técnicas e desenvolvimento sustentável.
Entre os compromissos assumidos, a EFTA eliminará totalmente as tarifas de importação em setores industriais e de pesca no primeiro dia de validade.
Em produtos agrícolas, haverá Acesso preferencial à carne, soja, milho, café e etanolEmbora com cotas distintas por país. A Suíça e Liechtenstein liberarão 8.000 toneladas de carne bovina, enquanto a Noruega limitará a 665 toneladas.
Para o Mergosur, o cronograma prevê discordância tarifária a mais de 90% do universo tarifário em 15 anos, além de cotas e preferências escalonadas.
A CNI, através da Coalizão de Negócios Brasileiros, participou ativamente do processo desde a consulta pública em 2015. A entidade articulou prioridades da indústria com o governo e procurou garantir o equilíbrio entre sensibilidades e interesses setoriais.
O contrato reduz as taxas, simplifica as certificações e fortalece a proteção de Indicações geográficasdando previsibilidade e certeza legal.
A expectativa agora é que o tratado seja Ratificado com velocidade E comece a vigoroso, expandindo o espaço da indústria brasileira nos altos mercados de consumidores e consolidando a EFTA como parceiro estratégico do Brasil.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings