Os estados membros de MERCOSUR (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e os países de Efta (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) assinou na terça -feira (16), no Rio de Janeiro, um Acordo de Livre Comércio (ALC) que estabelece uma nova zona de integração econômica entre os blocos.
O tratado atinge uma população combinada de quase 300 milhões de pessoas e um PIB agregado maior que US $ 4,3 trilhões.
O contrato prevê Acesso estendido a mercados para mais de 97% das exportações de ambos os blocoscriando novas oportunidades de negócios, especialmente para Pequenas e médias empresas.
O tratado também traz melhorias nas regras aduaneiras, certeza legal, mecanismos de defesa comercial e medidas sanitárias e fitossanitárias. Além disso, inclui capítulos sobre investimentos, compras do governo, propriedade intelectual, barreiras técnicas ao comércio e desenvolvimento sustentávelacompanhado por memorando específico sobre o assunto.
As negociações começaram em 2017 em Buenos Aires e totalizaram 14 rodadas até a conclusão do texto. Após os avanços iniciais registrados em 2019, os blocos retomaram as negociações até 2025 em ritmo acelerado, com três rodadas de face a -face e várias reuniões virtuais para adaptar o contrato às condições atuais. Agora, o compromisso conjunto é garantir o Ratificação de Optuno e a entrada em vigor no menor tempo possível.
Comunicação
Declaração do contrato de livre comércio de Mergosur-Efta
Mercosur Member States (the Argentine Republic, the Federative Republic of Brazil, the Paraguayan Republic and the Eastern Republic of Uruguay) and the States of Efta (Iceland, the Principality of Liechtenstein, the Norway Kingdom and the Swiss Confederation) signed a Free Trade Agreement (ALC) in September 16, 2025, in Rio de Janeiro, Brazil.
ALC MERCOSUR – EFTA foi assinada por Mercosur pelo Ministro de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Cult Agentino, Gerardo Werthein; pelo ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira; pelo ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Mario Lubetkin; e pelo vice -ministro das Relações Econômicas e Integração do Paraguai, Patricia Frutos. Por EFTA, os signatários eram vice -presidente da Suíça Guy Parmelin; o Ministro da Cultura, Inovação e Ensino Superior da Islândia, Logo Már Einarsson; Ministro da Noruega de Comércio e Indústria, Cecilie Myrseth; e embaixador Frank Buechel em nome de Liechtenstein.
O ALC criará uma zona de livre comércio com quase 300 milhões de pessoas e um PIB agregado de mais de US $ 4,3 trilhões. Ambas as partes se beneficiarão do acesso ao mercado expandido para mais de 97% de suas exportações, o que aumentará o comércio bilateral e se beneficiará a empresas e cidadãos de países signatários.
A ALC criará novas oportunidades de negócios para agentes econômicos nos estados de Mercosur e EFTA, incluindo o alto número de empresas pequenas e médias em cada jurisdição. O contrato gerará maior acesso aos mercados e melhoria nas regras e procedimentos aduaneiros. Promoverá maior previsibilidade e certeza legal no comércio entre suas partes.
Escopo abrangente e amplo, ALC MERCOSUR – EFTA cobre o comércio de bens e serviços, investimentos, direitos de propriedade intelectual, compras do governo, concorrência, regras de origem, defesa comercial, medidas sanitárias e fitossanitárias, barreiras técnicas para o comércio, o sistema de disputa e um capítulo sobre comércio e desenvolvimento sustentável, com seu memoratório correspondente de entendimento.
As negociações começaram em junho de 2017 em Buenos Aires, e um total de 14 rodadas de negociações foi feito até que o acordo fosse concluído.
Desde o início de 2025, os estados do Mercosur e da EFTA se envolveram em um intenso processo de negociações, com base no progresso alcançado até agosto de 2019 e com o objetivo de refletir os desenvolvimentos relevantes desde então, além de adaptar o acordo ao confronto dos desafios atuais. Esta etapa final incluiu três rodadas de negociações de face -to -face em Buenos Aires, além de inúmeras reuniões on -line.
Os estados de Mercosur e EFTA compartilham seu compromisso de garantir a ratificação oportuna do ALC e sua entrada em vigor o mais rápido possível.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings